À procura da palavra: silêncios

Autores

  • Lara Luiza Oliveira Amaral Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Luzia Aparecida Berloffa Tofalini Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.33682

Palavras-chave:

romance contemporâneo, silêncio, Gonçalo M. Tavares.

Resumo

O homem do nosso século, para evitar o vazio, a mudez e o silêncio, vive rodeado pelos gritos da televisão, pelas buzinas dos automóveis, pelos discursos incessantes de terceiros.  Ao partir do pressuposto de que esse sujeito se encontra na corda bamba do silêncio, equilibrando-se em palavras vagas, imperfeitas, inconclusas e mal posicionadas, correndo o risco de cair dentro de si e escutar o barulho oco do seu interior, é que encetamos esta análise do texto de Uma menina está perdida em seu século à procura do pai, de Gonçalo M. Tavares. Trata-se da inserção de uma menina com trissomia 21 em um mundo caótico de guerra. Na qualidade de leitores, seguimos, em todo o texto, os passos silenciosos dela e de seu companheiro, Marius. Atados pela narrativa fragmentada de Tavares, buscamos demonstrar ocorrências de silêncios que estruturam seu romance. Para tanto, recorremos aos estudos de autores como Sontag (1987), Steiner (1988), Breton (1997), dentre outros.

Biografia do Autor

Lara Luiza Oliveira Amaral, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Letras - Estudos Literários na Universidade Estadual de Maringá. Aluna do curso de Especialização em Estudos Literários na UNESPAR/Campus de Campo Mourão. Graduada em Letras - Português/Inglês, na mesma universidade.

Luzia Aparecida Berloffa Tofalini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Fez Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Possui Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Literatura pela Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN) e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), na área de Estudos Literários, com ênfase em teoria da literatura. Concentra os estudos nas linhas de pesquisa: Literatura e historicidade; e Literatura e construção de identidades. Desenvolve projetos relacionados ao diálogo da literatura com outras áreas do conhecimento, especialmente com a filosofia e com a psicanálise. Orienta pesquisas relacionadas à narrativa artística contemporânea. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados. Integra o grupo de pesquisa CELLE - Centro de Estudos de Literatura, Leitura e Escrita: História e Ensino (CNPq).

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Dossiê: A literatura em busca de um lugar neste século