A reflexão no estágio de docência em língua inglesa: contribuições de uma instrução ao sósia

Autores

  • Soelene de Fátima Brovoski Modolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Didiê Ana Ceni Denardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Siderlene Muniz-Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.32336

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Docência em língua inglesa, Reflexão, Figuras de agir, Instrução ao sósia.

Resumo

Este artigo discute o papel da reflexão no estágio curricular supervisionado em um curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês de uma universidade pública localizada no sudoeste do Paraná, tendo por objetivo identificar a incidência de reflexão crítica de um aluno/professor, a partir do nível semântico do quadro de análise de textos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012). Embasamo-nos em pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2012), bem como nos pressupostos das disciplinas do trabalho, como a Ergonomia da Atividade e Psicologia do Trabalho, mais especificamente a Clínica da Atividade (CLOT, 2007, 2010). Abordamos uma concepção de estágio como pesquisa (PIMENTA, 1997; PIMENTA; LIMA, 2005/2006) e uma perspectiva reflexiva de formação (KEMMIS, 1985, ZEICHNER, 2008, CELANI, 2008, 2009; ZEICHNER; LISTON, 2014). Como resultados principais, identificamos figuras de agir que expressam uma reflexão crítica, vinculada a questões mais amplas sobre a educação, pois denotam a consciência do sujeito referente a implicações econômicas, políticas e sociais sobre a atividade de ensinar. Concluímos que o estágio supervisionado é um espaço propiciador de reflexão, que pode ser subsidiado por instrumentos, como a instrução ao sósia, utilizada nesta pesquisa, que pode contribuir para amenizar a falsa distância entre teoria e prática.

Biografia do Autor

Soelene de Fátima Brovoski Modolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL.

Didiê Ana Ceni Denardi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, Campus Pato Branco.Professora de Linguística do Departamento de Letras e membro do Departamento de Educação da UTFPR, campus Pato Branco.

Siderlene Muniz-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, Campus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos