Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras

Autores

  • Marcos Bispo dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.32334

Palavras-chave:

Mestrado Profissional em Letras. Formação de Professores, Desenvolvimento profissional, Professor pesquisador.

Resumo

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) teve início no ano de 2013 como resultado do esforço de expansão dos mestrados profissionais, modalidade de pós-graduação já prevista para oferta no Brasil desde 1965, conforme consta do Parecer nº 977/65 do Conselho Federal de Educação. Neste texto, questiona-se a adequação da pesquisa aplicada baseada na transposição de teorias para promover o desenvolvimento profissional dos docentes, de acordo com os objetivos do Programa. Partindo da proposta de formação profissional fundada na epistemologia da prática elaborada por Schön (2000) e desenvolvida por diversos outros autores como García (1999), Perrenoud (2008), Paquay et al. (2012), Tardif (2011) dentre outros, apresenta um modelo de formação profissional do professor reflexivo, entendido como mais coerente com os objetivos do Programa.

Biografia do Autor

Marcos Bispo dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia, Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas; Professor do Mestrado Profissional em Letras (Profletras).

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Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos