Posição responsável na língua que ensino/aprendo: análise da relação do professor de inglês com as aulas (de inglês) em um curso de formação continuada

Autores

  • Valdeni da Silva Reis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.32330

Palavras-chave:

Educação continuada para professores de língua inglesa. Professores de língua inglesa. Responsabilização. Posição discursiva. Deslocamentos subjetivos/discursivos.

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar os efeitos de sentido mobilizados por professores de língua inglesa (LI) participantes de um projeto de formação continuada, de uma universidade federal do estado de Minas Gerais. De modo mais específico, estaremos focados na análise de deslocamentos discursivos/subjetivos oriundos de sua participação em aulas de LI ministradas por duas americanas bolsistas Capes/Fulbright, em um dos módulos do projeto. Com apoio principalmente nos construtos teóricos em torno da responsabilização e do posicionamento discursivo/subjetivo, serão analisados relatos escritos pelos professores, no intuito de explorar o modo como eles significam essa experiência, (re)significando sua prática e seu modo de nela se posicionar como professor/a de língua inglesa. Resultados indicam que as aulas de LI oferecidas no projeto convocam o professor a um complexo processo de responsabilização e (re)posicionamento.

Biografia do Autor

Valdeni da Silva Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta (Linguística Aplicada - Inglês) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada também pela UFMG. Pelo período de um ano (2009-2010) desenvolvi minha pesquisa e participei de outras pesquisas ligadas à aprendizagem e ao ensino como Pesquisadora Visitante na School of Teaching and Learning / College of Education and Human Ecology - The Ohio State University (OSU) - EUA (Bolsista CAPES PDEE). Investigo o ensino-aprendizagem de inglês como LE em uma Unidade Socioeducativa para adolescentes em conflito com a lei. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em ensino-aprendizagem de LE - Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de diários/journals; reflexão; análise de discurso; formação de professores; formação continuada; estrangeirismos; reestruturação da prática pedagógica; representações, ensino de inglês para alunos em privação de liberdade.

Downloads

Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos