Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula

Hermes Talles dos Santos

Resumo


No Brasil, o ensino de língua portuguesa e, especialmente, de gramática é foco de atenção de diferentes especialistas e teóricos, visando ao processo de ensino e aprendizagem da língua mais satisfatório e coerente com as orientações e teorias linguísticas científicas contemporâneas. Por isso, considerando e explicando a escolha do texto como base do ensino contemporâneo de língua materna, retomamos, brevemente, algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, explanando como cada uma delas influência no ensino da língua e da gramática. Na sequência, analisamos dois comentários postados em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação continuada de docentes de língua portuguesa, visando a compreender os conhecimentos e as considerações apresentadas pelos professores. Verificamos que o mencionado curso oportunizou ampliação dos conhecimentos dos professores e demonstrou também que há a necessidade de maior aproximação entre os contextos acadêmico e escolar, para a construção de conhecimentos sobre o ensino de língua portuguesa e gramática coerentes com cenário educacional brasileiro.

Palavras-chave


língua portuguesa; gramática; ensino e aprendizagem; formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2018.31938

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SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

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