Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula

Autores

  • Hermes Talles dos Santos Faculdade SESI-SP de Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.31938

Palavras-chave:

língua portuguesa, gramática, ensino e aprendizagem, formação de professores.

Resumo

No Brasil, o ensino de língua portuguesa e, especialmente, de gramática é foco de atenção de diferentes especialistas e teóricos, visando ao processo de ensino e aprendizagem da língua mais satisfatório e coerente com as orientações e teorias linguísticas científicas contemporâneas. Por isso, considerando e explicando a escolha do texto como base do ensino contemporâneo de língua materna, retomamos, brevemente, algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, explanando como cada uma delas influência no ensino da língua e da gramática. Na sequência, analisamos dois comentários postados em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação continuada de docentes de língua portuguesa, visando a compreender os conhecimentos e as considerações apresentadas pelos professores. Verificamos que o mencionado curso oportunizou ampliação dos conhecimentos dos professores e demonstrou também que há a necessidade de maior aproximação entre os contextos acadêmico e escolar, para a construção de conhecimentos sobre o ensino de língua portuguesa e gramática coerentes com cenário educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Hermes Talles dos Santos, Faculdade SESI-SP de Educação

Doutor em Estudos Linguísticos pela UFSCar. Professor e coordenador do curso de Linguagens da Faculdade SESI-SP Educação.

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Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos