Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense

Autores

  • Rafael Vitória Alves Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cabrini Simões Calvo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.31874

Palavras-chave:

Parfor, Formação de professores, Língua Inglesa.

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como foco de investigação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), licenciatura Letras-Inglês, de uma instituição pública paranaense de ensino superior. Pretendeu-se analisar a visão de acadêmicos e formadores envolvidos no programa a respeito da formação docente inicial de Língua Inglesa (LI) proposta no mencionado programa/projeto de curso, promovendo articulações com outros estudos que se voltam para a formação de professores. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizando-se também como um estudo de caso. O corpus da investigação foi composto de questionários endereçados aos acadêmicos (ingressantes no ano de 2012) e formadores participantes do projeto. Os resultados evidenciaram que o programa foi de suma importância e representou uma oportunidade para os acadêmicos repensarem suas práticas. No entanto, o fato de a maioria deles não atuar como docente de LI acarretou no desacordo do seu perfil em relação às especificações do edital e se caracterizou, assim, como um aspecto reticente do curso investigado. Espera-se, a partir da conclusão deste estudo, contribuir com a área de formação de professores ao investigar uma proposta governamental emergencial de formação docente.

Biografia do Autor

Rafael Vitória Alves, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Maringá. Roteirista EaD da Benner.

Luciana Cabrini Simões Calvo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos