Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense

Rafael Vitória Alves, Luciana Cabrini Simões Calvo

Resumo


O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como foco de investigação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), licenciatura Letras-Inglês, de uma instituição pública paranaense de ensino superior. Pretendeu-se analisar a visão de acadêmicos e formadores envolvidos no programa a respeito da formação docente inicial de Língua Inglesa (LI) proposta no mencionado programa/projeto de curso, promovendo articulações com outros estudos que se voltam para a formação de professores. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizando-se também como um estudo de caso. O corpus da investigação foi composto de questionários endereçados aos acadêmicos (ingressantes no ano de 2012) e formadores participantes do projeto. Os resultados evidenciaram que o programa foi de suma importância e representou uma oportunidade para os acadêmicos repensarem suas práticas. No entanto, o fato de a maioria deles não atuar como docente de LI acarretou no desacordo do seu perfil em relação às especificações do edital e se caracterizou, assim, como um aspecto reticente do curso investigado. Espera-se, a partir da conclusão deste estudo, contribuir com a área de formação de professores ao investigar uma proposta governamental emergencial de formação docente.

Palavras-chave


Parfor; Formação de professores; Língua Inglesa.

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DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2018.31874

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SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

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