Do romance ao filme: transferência e tradução na adaptação Dom

Autores

  • Angélica Catiane da Silva de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Doutoranda em Letras no PPG Doutorado em Letras/ Teoria Literária, UFMS, Campus de Três Lagoas- MS
  • Márcia Gomes Marques Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2016.25357

Palavras-chave:

Audiovisual, Tradução, Narrativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir acerca da adaptação da literatura para o audiovisual, desde seus aspectos de transferência e de tradução de elementos de um suporte para outro, considerando obras com diferentes de linguagens e o deslocamento de contexto histórico-social de produção na reproposição temática. Com esse fim, analisa-se o filme Dom, de Moacyr Goés, produzido em 2003, aproximadamente um século após a escritura do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, no qual foi inspirado. Verificam-se, neste caso, as alterações relativas às ações, aos acontecimentos e à composição dos personagens da narrativa na construção da obra derivada. Identifica-se, nesse caso, a transposição entre lógicas de produção e consumo diversas, pois o texto derivado aproveita o anterior e o repropõe desde os formatos industriais da cultura midiática, e levando em consideração as expectativas do público na recomposição temática do texto-fonte. Para tanto, enxuga aspectos da história, focalizando na última parte do romance, e recompõe o final, que passa a ser marcado pela superação dos problemas e pelo compromisso perseverante com a felicidade.

Biografia do Autor

Angélica Catiane da Silva de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Doutoranda em Letras no PPG Doutorado em Letras/ Teoria Literária, UFMS, Campus de Três Lagoas- MS

Formada em Letras, Português/ Inglês, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS (2008), campus de Campo Grande, MS.

Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma universidade (2012), campus de Campo Grande- MS.

Doutoranda em Letras, também pela UFMS (2014-2018), no Campus de Três Lagoas- MS.

Possui trabalhos na área de Literatura, cinema e adaptação de obras Literárias para o Audiovisual.

Márcia Gomes Marques, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana, Roma, é professora doCurso de Comunicação e do Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal deMato Grosso do Sul. Socióloga, formada pela PUC do Rio de Janeiro, e mestre emComunicación Social pela Pontifícia Universidad Javeriana – Bogotá. Possui trabalhospublicados nas áreas de Audiovisual e Estudos de Recepção.

Downloads

Publicado

2017-02-01