Estudo da descortesia como estratégia de persuasão em um debate político entre José Serra e Fernando Haddad

Autores

  • Ione Vier Dalinghaus Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2016.24769

Resumo

Resumo: Este artigo insere-se no âmbito das pesquisas linguístico-discursivas de interações face a face. Selecionou-se, como objeto de estudo, o debate realizado pelo SBT- Sistema Brasileiro de Televisão e UOL – Universo Online, exibido por ocasião do segundo turno entre os candidatos a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB), nas eleições de 2012. A análise, à luz da semiótica francesa (GREIMAS & COURTÈS, 1979; BARROS, 2003), ancorou-se também nos estudos de descortesia, especialmente em Blas Arroyo (2001) e Silva (2013). Pretende-se mostrar, por meio dela, como as estratégias linguísticas de manipulação são utilizadas em ambientes conflituosos. Observa-se que, no debate político televisivo, a interação é trílogue (KERBRAT-ORECCHIONI, 2006), pois além do mediador e dos debatedores, há o público telespectador, principal alvo do programa. Considerando o real objetivo do debate político – a conquista do voto –, a tendência dos candidatos é buscar a autopromoção, lançando mão de estratégias de autovalorização em detrimento da desqualificação do candidato oponente. Focalizaram-se, neste estudo, as estratégias descorteses dos políticos, no intuito de identificar o procedimento persuasivo mais utilizado e evidenciar que a descortesia tem importante função no discurso, fortalecendo-se como um novo campo de estudos no quadro da teoria geral do discurso. A pesquisa confirmou ser a provocação a estratégia de manipulação mais recorrente no corpus analisado.

 

Palavras-chave: Debate político. Descortesia. Manipulação.

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Dossiê: Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais