Verbos modais como estratégia linguístico-discursiva de polidez linguística e preservação de faces nas interações médico-médico e médico-paciente da série House

Autores

  • Larisse Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Ceará Seduc: Secretária de Educação do Estado do Ceará
  • Tiago Alves Nunes Universidade Federal do Ceará Seduc: Secretária de Educação do Estado do Ceará
  • Jorge Luis Queiroz Carvalho Universidade Federal do Ceará Seduc: Secretária de Educação do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2016.22092

Palavras-chave:

Interação, Preservação da Faces, Polidez linguística, Modalidade.

Resumo

A polidez linguística ancora a construção, manutenção e preservação de faces dos interlocutores, de sorte que o monitoramento da produção de eventos comunicativos é primordial nesses processos. O objetivo do presente estudo é analisar as estratégias de polidez e preservação de faces em diálogos entre os personagens médicos da série televisiva House (2004-2012)e pacientes, atentando para o fato de que tais estratégias fazem parte da construção discursiva dos artefatos linguísticos típicos dessa profissão. Como suporte teórico, usamos os estudos de Brown e Levinson (1987), Goffman (1967) e Paiva (2008), no que diz respeito aos conceitos de polidez positiva, negativa e preservação de faces. Primeiramente, escolhemos doze episódios da série citada, coletamos os scripts na língua original do programa (inglês) através da consulta apáginas da internet e conferimos a transcrição com o áudio. Em seguida, separamos os diálogos em que havia interações entre pacientes e médicos para avaliar como os verbos modais poderiam colaborar, ou não, para o processo de polidez e preservação da imagem/face de seus interlocutores. As ocorrências analisadas mostraram que os médicos participantes da equipe de House buscaram preservar sua face através do uso de verbos modais e da inclusão de suas figuras nos enunciados. Como fator mitigador de responsabilidade ou diminuição da força ilocucionária de seus atos de fala, tais profissionais funcionaram como fonte e alvo de seus enunciados. Portanto, podemos concluir que o uso de tais verbos viabilizam a redução do peso da responsabilidade e de atos ameaçadores de face nas interações sociais representadas pela série.

Biografia do Autor

Larisse Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Ceará Seduc: Secretária de Educação do Estado do Ceará

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Letras-Português-Inglês pela mesma universidade.

Professora efetiva de língua inglesa na rede estadual de ensino do Ceará

Tiago Alves Nunes, Universidade Federal do Ceará Seduc: Secretária de Educação do Estado do Ceará

Mestre em Linguística, Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo de língua portuguesa na rede estadual de ensino do Ceará

Jorge Luis Queiroz Carvalho, Universidade Federal do Ceará Seduc: Secretária de Educação do Estado do Ceará

Mestre em Linguística, Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo de língua inglesa na rede estadual de ensino do Ceará

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Publicado

2016-07-22

Edição

Seção

Dossiê: Polidez e interação em contextos cotidianos e institucionais