CRÍTICA TEXTUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2010.15833Resumo
Da Antiguidade aos tempos modernos a experiência editorialtem mostrado que o texto real e final passou por tantos idílios que seteve de constituir uma disciplina cientifica. Esta disciplina que sechama hoje crítica textual, e também ecdótica, embora muitos autoresnem sempre aceitem os termos como sinônimos, atribuindo-lhesatividades diferentes que não cabe aqui enfrentar. Assim, compete àcrítica textual a reconstituição de um original perdido, ou de um textoconsiderado fidedigno, com base na tradição manuscrita e impressãodireta ou indireta da obra, conforme as demandas de uma metodologiacientifica.Downloads
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.