Sobre a formação de professores: o que dizem os alunos em memoriais de formação

Adriane Teresinha Sartori

Resumo


Este artigo objetiva investigar o que dizem discentes sobre seu curso de graduação,tendo o relato em memoriais de formação como foco de atenção. A análise de enunciadosmais explicitamente avaliativos pode indiciar avanços e dificuldades de um curso de ensinosuperior, e a identificação de sugestões e de problemas pode servir de subsídio aos formadoresinteressados em construir alternativas para o processo formativo profissional. Para realizar apesquisa, trinta memoriais de formação, produzidos em um curso de graduação coordenadopela Unicamp, em parceria com as prefeituras da região metropolitana de Campinas, sãoanalisados em perspectiva bakhtiniana de gênero, perpassados por estudos da LinguísticaAplicada. Metodologicamente, caracteriza-se a esfera de produção e circulação dos discursose do próprio gênero em questão, para se compreender a utilização das formas da língua(BAKHTIN, 1986). Em linhas gerais, a análise desse material e, em especial de um memorialde formação, revela uma apreciação positiva, por parte dos alunos, da formação recebida, e aanálise das considerações dos autores em relação às razões dessa avaliação parece estardiretamente relacionada ao fato de o curso apresentar o novo, o desconhecido aosparticipantes. Alguns poucos estudantes destacam a desarticulação entre teoria e prática comoaspecto que pode dificultar um processo formativo mais eficiente. A atenção, então, dosformadores sobre esses aspectos parece constituir-se em importante contribuição para oprocesso de formação de professores.

Palavras-chave


Formação de professores. Memoriais de formação. Curso de graduação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2015.14911

Licença Creative Commons

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

Revista do Departamento de Letras

Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ

Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br