Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Para atender o escopo do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), a revista possui como foco as áreas do programa: (a) Estudos Linguísticos; (b) Estudos Literários.

Na área de conhecimento Estudos Literários, as edições contemplam teoria e crítica literária; literatura comparada e a literatura produzida dentro e fora do Brasil em suas diferentes manifestações, acolhendo os diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para mediação com outras ciências e em diálogo com literaturas do mundo e outras expressões midiáticas e artísticas, além de trabalhos que envolvam o campo literário e a formação de leitores.

Na área de conhecimento Estudos Linguísticos, as edições reúnem contribuições que compreendem os estudos linguísticos em seu contexto social, a partir dos estudos de descrição dos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem. Também são interesses os estudos da linguagem a partir de perspectivas teóricas e empíricas da estrutura linguística referentes a texto e discurso.

Dessa forma, esperamos atender a meta do programa:

O PPLIN tem por objetivo formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e de docência nas áreas de Literatura e Linguística.

A revista encontra-se indexada em: EZB, JURN, Latindex, Diadorim, Public Knowledge Project, Cross Ref, Google Acadêmico, e-revistas, Portal Livre, EBSCO, Cengage Learning, BASE.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Editores
  • Revista Soletras
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Novos encaminhamentos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso

Editores
  • Mariangela Oliveira
  • Revista Soletras
  • Marcos Wiedemer
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Poéticas em trânsito: espaços, deslocamentos e temporalidades múltiplas

Editores
  • Shirley Carreira
  • Maria FONTES
  • Luiz Manoel Oliveira
  • Revista Soletras
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto

Somente serão aceitos textos de doutores ou doutorandos, desde que em coautoria com um doutor.

Editores
  • Revista Soletras
  • Victoria Wilson
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere ao seu mérito científico e a adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos serão encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind peer review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto será submetido a um terceiro parecerista.

Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.

Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.

A revista tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

 

Com relação ao material avaliado:

 

Caso o trabalho submetido apresente conteúdo relevante publicado anteriormente – em outros periódicos ou quaisquer outros meios, pelo autor ou por terceiros, sejam afirmações, argumentos, sejam reprodução de trechos –, os avaliadores devem informar diretamente aos editores, a fim de que os colaboradores providenciem a respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio, os avaliadores devem informar aos editores que o artigo fere os princípios éticos da revista. Neste caso, os artigos serão devolvidos a seus autores, com as devidas explicações sobre a recusa da submissão.

As normas de submissão encontram-se no seguinte link:

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/about/submissions#onlineSubmissions

 

Periodicidade

Os itens da revista são publicados coletivamente, em um número fechado.

A publicação é semestral.

 

Política de Acesso Livre

A SOLETRAS oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra taxas para submissão, nem para o processamento e publicação dos trabalhos.

This journal  does not charge any fee for  submission, review, publication, distribution or download of articles.


 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Permuta Eletrônica

Periódico

ISSN

Instituição

Revista Via Litterae

2176-6800

UEG - Universidade Estadual de Goiás

 

Ética da publicação

A revista Soletras está comprometida em manter os mais altos padrões de ética em publicação e toma todas as medidas possíveis contra quaisquer irregularidades. Para tanto, mantém-se alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

Todos os autores, ao enviar seus trabalhos para a revista para publicação como artigos originais, atestam que os trabalhos apresentados representam contribuições de seus autores e não consistem em plágio no todo ou em parte, de outras obras.

Quaisquer desvios das regras acima definidas devem ser relatados diretamente à Editora-Chefe, que assume o compromisso de fornecer soluções rápidas.

 

 

Indexações

Indexadores

BASE (Bielefeld Academic Search Engine) Gale-Cengage - Database Coverage List Revista SOLETRAS no Diadorim ErihPlus EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliotek JURN Revista SOLETRAS no Latindex Revista SOLETRAS no Periódicos CAPES Find in a library with WorldCat

Divulgadores

La Criée