Sobre a Revista

A revista SOLETRAS é um periódico eletrônico do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), vinculada ao Departamento de Letras (DEL), da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Com periodicidade quadrimestral, de acesso livre e gratuito, a revista busca incentivar o debate científico nas diversas áreas de conhecimento do programa, além de difundir os resultados de trabalhos inéditos desenvolvidos de professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais, bem como da comunidade científica em geral. Os números são organizados com base no dossiê, com edições que intercalam Estudos Literários e Estudos Linguísticos. Só serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores doutores, ou, em caso de coautoria, de doutorandos, em parceria com um segundo pesquisador que possua o título de doutor. Todas as submissões passam por avaliação cega por pares (peer review), segundo as normas para contribuições.

 

e-ISSN: 2316-8838 | ISSN: 1519-7778 |  Ano de criação: 2001- impresso, 2012 – eletrônico | Área do conhecimento: Linguística e Literatura  Qualis: A3 – 2017-2020 (Linguística e Literatura) | 

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Chamada para publicação de artigos SOLETRAS n. 51 (jan.-abr. 2025)

2024-10-07

A Revista Soletras divulga chamada para o número 51

 

Dossiê 51: Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais

Organizadores:

Jefferson Evaristo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Cynthia Vilaça (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Leonardo Kaltner (Universidade Federal Fluminense)

Leonardo Marcotulio (Universidade de Aveiro)

Prazo para submissão: 31 de janeiro de 2025, com publicação prevista para abril de 2025.

 

O século XX, especialmente a partir de sua segunda metade, foi um momento em que ocorreu relativo declínio da filologia, da gramática e dos estudos diacrônicos no Brasil, motivado principalmente por uma visão equivocada de que a linguística, nova ciência do século, vinha para suplantar esses estudos e pesquisadores. O passar do tempo mostrou, entretanto, que era possível, por exemplo, manter estudos filológicos, linguísticos e gramaticais simultaneamente, integrados como um todo ou tomados como formas diferentes de se abordar e analisar as línguas. Por conta desse movimento de retorno ao passado, o século XXI tem experimentado um crescente interesse em analisar os aspectos das línguas em uma perspectiva que fosse, poderíamos dizer de forma um tanto ou quanto simplista, “histórica”. Neste dossiê, intitulado “Perspectivas históricas nos estudos linguístico-gramaticais”, buscamos textos em que as diferentes perspectivas e abordagens de análises históricas, historiográficas, filológicas e/ou diacrônicas nos estudos linguístico-gramaticais sejam realizadas, de modo a valorizar esses aspectos na interpretação dos fatos e fenômenos das línguas. Para tanto, serão aceitos trabalhos que utilizem qualquer abordagem histórica da(s) língua(s), como linguística histórica, história da linguística, historiografia da linguística, gramaticografia, descrição linguística em perspectiva diacrônica, estudos filológicos e gramaticais, crítica textual, paleografia e outros.

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Edição Atual

n. 49 (2024): Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses
					Visualizar n. 49 (2024): Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses
Publicado: 2024-08-30

Apresentação

  • Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses

    Ramón Tena Fernández, Regina Michelli Perim, Eloísa Porto Allevato Braem
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.86880

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses

  • Sexualidad y controversias en la literatura infantil: comparativa entre cuentos de sexualidad y LGTBI+

    Núria Obiols Suari, Eduardo Martínez Gómez
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85038
  • Inquietações sobre o discurso da happycracia e da censura na Literatura Infantil e Juvenil contemporânea

    Thyago Madeira França, Cristiane Carvalho de Paula Brito
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85482
  • A rede de processos metamórficos na literatura dos povos Maraguá e Macuxi

    Marisa Martins Gama-Khalil
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85083
  • “Quando ainda não era...”: gêneses múltiplas, sonhos e metamorfoses em Poranduba – “ópera rumor”, de Lúcia Pimentel Góes

    Maria Zilda da Cunha, Maria Auxiliadora Fontana Baseio
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85548
  • A dimensão argumentativa de contos ilustrados na luta antirracista: Fevereiro, Minhas contas e De passinho em passinho: uma história para dançar e sonhar

    Beatriz dos Santos Feres, André Marques da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85084
  • Pai contra Mãe, de Machado de Assis, estudo teórico-crítico sobre o negro na literatura brasileira: ensino em foco

    Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Antonio Ismael Lopes de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.80263
  • Explorando novos caminhos: a literatura infantil e juvenil contemporânea

    Simone Maria Bacellar Moreira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85105
  • Temas ambientais e fraturantes na Literatura Infantil de Rita Lee

    Norma Sueli Rosa Lima
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84775
  • A representação do refúgio na literatura infantojuvenil: uma leitura de Kalil: o menino refugiado

    Shirley de Souza Gomes Carreira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84781
  • Traços e tramas da diáspora: uma análise de Um lençol de infinitos fios, de Susana Ventura

    Natacha dos Santos Esteves, Fernanda Favaro Bortoletto, Geniane Diamante Ferreira Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84225
  • A ética na escrita e o empenho da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos: a obra de Georgina Martins

    Victor Hugo Adler Pereira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85467
  • A poesia sem adjetivos de Alice Ruiz: a poética do corpo e da sexualidade na sala de aula

    Marivaldo Omena Batista, Renata Junqueira de Souza
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85234
  • Pequenos detetives: considerações sobre a ficção policial brasileira para crianças e jovens

    Flávio Martins Carneiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85032
  • Onde vivem os monstros: um breve passeio por entre o livro e o filme

    Fernanda Rios de Melo, Diana Navas
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85065
  • Notas a partir da “sobrevida” da dramaturgia para a infância no contexto da mediação editorial do Concurso Nacional de Teatro Infantil

    Fabiano Tadeu Grazioli, Antônio Carlos Hohlfeldt
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84972
  • O ritual de origem das coisas e do enigma da vida em “Adão e Eva”, de Machado de Assis e da Arte para jovens, de Luiz Paulo Baravelli: um diálogo interartes e a formação do leitor juvenil

    Rodrigo Felipe Veloso
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85299
  • Didáctica de la Literatura en los grados de Educación Infantil de España

    José Soto Vázquez, Miriam Cáceres Retortillo, José Antonio Gutiérrez Gallego, Ramón Pérez Parejo, Ramón Tena Fernández
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84186
  • Narrativas e identidades no Projeto Pedagógico Closet Literário Móvel

    Ivan Vale de Sousa, Carlos Felipe da Conceição Pinto
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85100
  • Escolarização da leitura, formação de leitores e O Diário de Pilar

    Elaine Cristina Carvalho Duarte
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85094
  • A Literatura Surda no processo de Letramento Literário: leitura e interpretação das obras Patinho Surdo e Tibi e Joca na sala de aula

    Miriam Ramos dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85073
  • Leitura para os jovens e entre os jovens: com a palavra, os leitores

    Daniela Maria Segabinazi, Jhennefer Alves Macêdo
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85092
  • Violência e melancolia na literatura juvenil brasileira: uma análise de O dia em que Luca não voltou, de Luís Dill

    Danilo Fernandes Sampaio de Souza, Arlene Batista da Silva Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84932
  • Baile floral: uma leitura fantástica do conto “As flores da pequena Ida” de Hans Christian Andersen

    Gabriela Regina Soncini
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84934
  • A literatura infantil nas páginas de Lúcia Miguel Pereira

    Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85008
  • Ludismo verbal e metalinguagem em Um barco em meu nome, de Gloria Kirinus

    Edilson Alves de Souza, Vanessa Gomes Franca
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85108
  • O devir de Carlos de Melo sob a ótica do passado: ensaio sobre Doidinho, de José Lins do Rego

    Pedro Barbosa Rudge Furtado
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83985
  • Multiple interpretations of minds in the translation of David Almond’s Skellig

    Isabela Braga Lee, Igor Antônio Lourenço da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84816
  • O letramento crítico na literatura infantojuvenil no viés do paradigma educacional emergente: o reducionismo na adaptação de Dom Casmurro da editora Todolivro em contraste com a obra Machado e Juca de Luiz Aguiar

    Géssica Gonçalves Santos Gracioli, Maria José de Pinho, Andrea Martins Lameirão Mateus
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84799

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DOI 10.12957/soletras

Disponível em http://dx.doi.org/10.12957/soletras


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