A Revista Naval & Oceânica (RNO), com periodicidade anual, destina-se à publicação de trabalhos científicos no campo da engenharia naval e oceânica, engenharia de materiais e metalúrgica, educação e meio ambiente. Contempla um contexto em que as várias ciências estejam em constante contato e relação abordando a interdisciplinaridade. Possui como missão ser um canal de divulgação de trabalhos científicos aceitando originais em português e inglês produzidos no país e exterior.

A revista é vinculada ao Departamento Naval e Pesca da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade do Estado do Rio de janeiro – Campus Zona Oeste (UERJ-ZO).

Toda contribuição submetida à Revista passa, primeiramente, por uma avaliação preliminar dos Editores que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. As submissões que passaram pelo processo de verificação editorial são encaminhadas para pelo menos duas/dois avaliadoras/es ad hoc especializadas/os na temática, que servirão de subsídio aos editores. O sistema de revisão é por pares duplo cego (Double Blind Review): os nomes dos/as pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos/as autores/as perante os/as pareceristas.

Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

Os pareceres poderão resultar em três tipos de avaliações: Deferir; Deferir com restrições; Indeferir.

A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas.

Anual com publicação em fluxo contínuo.

A Revista Naval e Oceânica é uma publicação com periodicidade anual de acesso livre e gratuito, direcionada para o setor naval e offshore e os segmentos que irão suportar tais condições, englobando não somente o setor naval e oceânico, mas também as áreas correlatas a esse setor como engenharia de materiais e metalúrgica, educação, cultura oceânica e meio ambiente. Com início no ano de 2023, acolhe artigos inéditos em português e inglês. Os artigos são submetidos ao sistema de duplo parecer, sem indicação de autoria. Cada número do periódico conta com editores executivos que têm total autonomia para escolher, entre os artigos aprovados, aqueles que farão parte da revista, de acordo com critérios científicos como atualização e contribuição original dentro do campo de pesquisa.