A Revista Ibero-Americana de Estudos Legislativos (RIEL) tem o objetivo principal de difundir estudos, pesquisas e documentos relativos aos Legislativos e suas conexões com o sistema político, contribuindo para a compreensão dos processos democráticos, representativos e de governo.

A Revista também tem como objetivo apoiar as tarefas de docência e pesquisa, servindo de fórum de discussão entre pesquisadores cujo objeto de estudo seja as instituições parlamentares.

Serão aceitos somente trabalhos inéditos.

Os trabalhos deverão ser enviados em língua espanhola, portuguesa ou inglesa.

O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até noventa (90) dias.

A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.

Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo a opinião da RIEL e das instituições mantenedoras e financiadoras.

Os originais podem ser adaptados para fins de editoração, em adequação às normas da Revista.

As colaborações para a RIEL devem ser enviadas ao Conselho de Redação, de acordo com as normas editoriais.

Com o objetivo de avaliar a adequação à linha editorial da revista e a relevância teórico-metodológica, o trabalho submetido à RIEL será avaliado por dois (2) pareceristas externos e anônimos, que emitirão parecer favorável ou contrário à publicação do mesmo.

Em caso de  pareceres divergentes, o Comitê Editorial poderá solicitar um terceiro parecer ad hoc.

Toda autoria dos pareceres e dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo.

Publicação Semestral

Fontes de Apoio

Esta revista conta com o apoio do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Revista Ibero-americana de Estudos Legislativos – RIEL – nasceu com o propósito de servir como um veículo de diálogo acadêmico para os pesquisadores voltados para o estudo do legislativo na América Latina. Ao dar ênfase à perspectiva de colaboração com redes de pesquisadores, desde a fundação da revista foi estabelecido um rodízio de instituições que trabalhariam na sua publicação e edição. Nesse regime de parceria, publicamos quatro números entre os anos de 2010 e 2015.

Coube à Fundação Getúlio Vargas (FGV) a publicação das edições dos anos de 2012, 2014 e 2015.

A partir do ano de 2018, a RIEL está hospedada no Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). A próxima ediçaõ será publicada em julho de 2019.