ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA OPERAÇÃO DE BARRAGENS DE REJEITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2022.69545

Palavras-chave:

Acidentes em barragens, Mineração, Rejeitos, Meio Ambiente

Resumo

A atividade de mineração contribui significativamente no desenvolvimento de um país, devido a atração por investimentos financeiros nesse setor, altos lucros e geração de empregos. Contudo, o histórico de acidentes graves causados pelo rompimento de barragens de rejeito tem mostrado falhas na operação e no gerenciamento de riscos que se inicia no planejamento do projeto e se estende na escolha do método de alteamento e no monitoramento da barragem através da inspeção e instrumentação. Os acidentes provocados por esse tipo de estrutura causam consequências sociais, econômicas e ambientais desastrosas. Este estudo visa identificar as causas contribuintes para a ocorrência de acidentes com barragens de rejeito de mineração e demonstrar as consequências se as medidas de segurança não forem adotadas para prevenir o rompimento e garantir a funcionalidade.

O trabalho tem como objetivo estudar os desafios atuais da mineração no Brasil e otimizar os recursos naturais através do conceito da economia circular, visando minimizar os impactos ambientais que podem ser causados para sociedade. Também será abordado nesse artigo a precariedade e carência dos estudos hidrológicos em projetos de barragens de rejeitos, bem como a necessidade de se implantar políticas públicas com sustentabilidade ambiental na gestão de resíduos, visando reduzir os riscos de acidentes em barragens de rejeitos, bem como de preservar os recursos minerais paras as futuras gerações. 

Biografia do Autor

Adacto Benedicto Ottoni, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da UERJ.

Raffisa Siqueira Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PEAMB) da UERJ.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Ottoni, A. B., & Monteiro, R. S. (2023). ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA OPERAÇÃO DE BARRAGENS DE REJEITOS. Revista Internacional De Ciências, 12(3), 231–249. https://doi.org/10.12957/ric.2022.69545