ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2022.65119

Palavras-chave:

Indústria têxtil, revisão bibliométrica, VOSViewer, tratamento de efluentes.

Resumo

A indústria têxtil é responsável por diversos impactos ambientais, sendo a maior parcela de corantes sintéticos mundialmente fabricados destinada à produção têxtil. Somente 50 a 70% da quantidade aplicada de corantes se fixa nas fibras dos tecidos, configurando um importante problema de poluição e desperdício. Sendo assim, novos métodos para tratamento destas águas residuárias estão sendo desenvolvidos, tendo como foco uma remoção eficiente destes contaminantes. O desenvolvimento dessa revisão tem como objetivo ampliar a discussão e aprofundamento das alternativas tecnológicas para o tratamento de efluentes têxteis a partir de um levantamento bibliométrico, utilizando o software VOSviewer. A pesquisa revelou um destaque para os tratamentos a partir de adsorção, processos oxidativos avançados e biorremediação. Ademais, no que se refere aos países de origem das publicações, foi observado uma liderança da Índia, que está entre os maiores produtores têxteis mundial. Com isso, conclui-se que os resultados obtidos contribuem para uma visão abrangente e condizente no que concerne à temática.

Biografia do Autor

Carine Ferreira Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DESMA-FEN-UERJ).

Vinicius Masquetti da Conceição, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia da Construção, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DTC-FAU-UFRJ). Possui graduação em Engenharia Civil e graduação em Tecnologia em Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC-USP).

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Marques, C. F., & Conceição, V. M. da. (2023). ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA. Revista Internacional De Ciências, 12(3), 194–212. https://doi.org/10.12957/ric.2022.65119