AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DISPOSITIVOS DE SAÍDA EM RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARA CONTROLE DE CHEIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2022.64152

Palavras-chave:

Drenagem urbana, Técnicas compensatórias, Método de Puls Modificado, Laminação de cheias.

Resumo

Este trabalho propõe expor uma comparação avaliativa de arranjos de dispositivos de saída presentes em reservatório de detenção. O primeiro passo é a escolha da área, tendo sido escolhida uma porção das microbacias A3.1 e A3.2 do município de Fortaleza, referente a 33 hectares, aproximadamente. Dessa forma, dada a disponibilidade da área, foram determinados os argumentos geométricos do reservatório, cujos valores foram fixados durante as simulações. A área total do reservatório foi adotada de 4.000 m² com profundidade de 2,0 m, pensando no seu propósito de usos múltiplos e em custos de escavação reduzidos. Os hidrogramas de entrada foram obtidos pelo uso do método de Santa Barbara, para períodos de retorno de 10 e 25 anos. Foram testados dois tipos de configurações: a primeira é composta de orifício e vertedouro retangulares e a segunda, de vertedouro retangular e orifícios circulares. Para a obtenção dos hidrogramas de saída, foi adotado o método de Puls modificado. Assim, simularam-se diversas configurações destes dispositivos até serem obtidas as combinações que proporcionassem o melhor efeito do reservatório, ou seja, a maior laminação e o maior retardo do tempo de pico. A principal contribuição deste trabalho é apontar a necessidade de promover as simulações para que o arranjo mais adequado possa ser reconhecido para cada situação diferente. Portanto, deve ser feita uma análise pelos gestores do sistema a respeito dos custos de implantação do dispositivo em relação ao efeito atingido e benefícios alcançados.

Biografia do Autor

Anísio de Sousa Meneses Filho, Universidade de Fortaleza

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Piauí (1986). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1991). Desde 2012, professor do curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Desde 2012, professor dos cursos de pós-graduação (Especialização) em Infraestrutura em Transportes e Rodovias, e de Gestão Portuária e Negócios Internacionais, promovidos pelo INBEC.

Lucas Florêncio da Cunha Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil pela Universidade Fortaleza (2017). Atualmente, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil com ênfase em Rercursos Hídricos - Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

de Sousa Meneses Filho, A., & Florêncio da Cunha Teixeira, L. (2023). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DISPOSITIVOS DE SAÍDA EM RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARA CONTROLE DE CHEIAS. Revista Internacional De Ciências, 12(3), 175–193. https://doi.org/10.12957/ric.2022.64152