MULTIFUNCIONALIDADE DA SOMBRA DAS ÁRVORES NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA COMUNIDADE RURAL DO POVOADO DE MAFUIANE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2022.61955

Palavras-chave:

Contexto sociocultural, Comunidade, Multifuncionalidade, Sombra.

Resumo

Mafuiane é considerado a confluência onde se moldam referências comuns no meio rural, baseada no recurso à sombra, desempenhando um papel elementar na transmissão de conhecimentos socioculturais. O presente artigo cinge-se na análise da multifuncionalidade da sombra das árvores no contexto sociocultural da Comunidade Rural do Povoado de Mafuiane (Distrito de Homoíne - Moçambique), desdobrando-se pela caracterização das múltiplas funções, identificando os aspetos que influem na segregação social em função da sombra e as árvores associadas a algum facto de especial relevância, seja ele cultural, seja religioso ou meramente ligado a aspetos tradicionais. Para a operacionalização destes objetivos, optou-se por uma abordagem qualitativa, buscando a valorização do espaço vivido e do quotidiano em relação à sombra no contexto geográfico, tendo como técnicas de recolha de dados a entrevista do tipo semiestruturado, a observação direta, confrontados com base na análise da pesquisa bibliográfica. Os resultados ilustram que, a sombra exerce diversas funções no contexto sociocultural de Mafuiane, alinhados à procura de conforto térmico, aspetos ligados a tradição e cultura, a estratificação social relacionada à sombra (baseada no género e função tradicional) e outros aspetos que se resumem em valores económicos, sociais, históricos, religiosos e ecológicos.

Biografia do Autor

Joaquim Gomes Andre Chitata, Universidade Save - Moçambique

Possui o Mestrado em Gestão Ambiental na Universidade Pedagógica de Maputo e Licenciatura e Bacharelato em Ensino de Geografia pela extinta Universidade Pedagógica, Delegação da Beira. Atualmente trabalha na Universidade Save, Extensão de Maxixe como Coordenador da Repartição de Extensão e Inovação, Coordenador do Núcleo de Estudos de Desenvolvimento Comunitário e Ambiente (NEDECA), membro do Clube do Ambiente e, é Docente nos cursos de Ensino de Geografia, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário.

Benício Bernardo Munguambe, Universidade Save - Moçambique

Graduado em Ensino de História com Habilitações em Geografia pela Universidade Save – Moçambique (UniSave- Extensão de Maxixe)

Downloads

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Chitata, J. G. A., & Munguambe, B. B. (2023). MULTIFUNCIONALIDADE DA SOMBRA DAS ÁRVORES NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA COMUNIDADE RURAL DO POVOADO DE MAFUIANE. Revista Internacional De Ciências, 12(2), 108–125. https://doi.org/10.12957/ric.2022.61955