MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A INUNDAÇÕES NA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.56675

Palavras-chave:

inundações, mapeamento de risco, método AHP, planejamento urbano, gestão de riscos de desastres

Resumo

O planejamento urbano e sustentável considerando análises de risco torna-se urgente diante da intensificação de fenômenos naturais extremos. Nos últimos anos, mais de 25.000 pessoas foram afetadas por desastres naturais na cidade de Duque de Caxias (Estado do Rio de Janeiro - Brasil). Esta pesquisa buscou confeccionar e fornecer às autoridades governamentais da cidade de Duque de Caxias uma ferramenta auxiliar com o intuito de direcionar as ações voltadas para prevenção de riscos de inundações, planejamento urbano e desenvolvimento sustentável, através da elaboração do mapa de áreas propensas a inundações. O trabalho utilizou o método empírico de combinação da Análise Hierárquica Ponderada (AHP) e a plataforma GIS, dando pesos aos seguintes critérios escolhidos: declividade, altitude e uso e ocupação do solo. Em comparação com os dados de inundações noticiadas entre 1996 e 2015 em Duque de Caxias, os resultados mostraram que, apesar da baixa qualidade de dados para comparação, o mapa conseguiu indicar as áreas mais suscetíveis a inundações, mostrando-se ser uma ferramenta útil para gestão de riscos e planejamento urbano na cidade. A pesquisa mostrou que a utilização da AHP para confecção de mapas de risco à inundação pode ser uma metodologia confiável e aplicável a outras cidades do Brasil.

Biografia do Autor

Priscila da Cunha Luz Barcellos, Universidade Federal Fluminense. Rua Passo da Pátria, 156, Niterói – RJ - Brasil

Doutora em Engenharia Civil (Gestão do Meio Ambiente) pela Universidade Federal Fluminense com ênfase em desastres naturais, cheias urbanas, extremos hidrometeorológicos, mudanças do clima, modelagem hidrometeorológica. Mestre em Engenharia Civil (Ciências do Meio Ambiente) pela COPPE/UFRJ com ênfase em Previsibilidade de extremos de precipitação no estado do Rio de Janeiro. 19 anos de experiência profissional na área de meteorologia operacional, recursos hídricos e meio ambiente, sendo 9 deles como Previsora-chefe dos principais Sistemas de Alerta do Estado do Rio de Janeiro, trabalhando como coordenadora responsável pela gestão de projetos, monitoramento de tempo severo, elaboração e emissão de alertas meteorológicos, hidrológicos e geológicos, atendimento à mídia, população e governantes. Na área acadêmica, atuou como Professora Substituta no Instituto de Geociências da UFRJ, como instrutora da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Duque de Caxias nos cursos de extensão, e como oficial do quadro de Magistério Naval pela Marinha do Brasil nos cursos de Meteorologia e Navegação para oficiais e praças. Consultora na elaboração de projetos para instalação de rede telemétrica de estações hidrológicas, hidrometeorológicas, qualidade do ar e sirenes de alerta comunitário, criação de banco de dados, monitoramento da operacionalidade e da validação dos dados, consistência de dados, participação na elaboração das páginas da web para visualização remota dos dados das estações automáticas.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Oliveira, D. P. de, Luz Barcellos, P. da C., & Silva, J. C. da. (2022). MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A INUNDAÇÕES NA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS. Revista Internacional De Ciências, 11(3), 298–316. https://doi.org/10.12957/ric.2021.56675