POLIMORFISMO GSTM1 E GSTT1 NO CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.56014

Palavras-chave:

Polimorfismo Genético, Neoplasias da Glândula Tireoide, Glutationa S-Transferase, Estresse Oxidativo.

Resumo

Introdução: Os cânceres de tireoide são doenças multifatoriais, derivadas do epitélio folicular e de células C parafoliculares. A deleção dos genes das glutationas-S-transferase, theta (GSTT1) e mu (GSTM1), pode reduzir a capacidade das células em desintoxicar agentes carcinogênicos. Objetivo: Verificar a associação dos polimorfismos nulos de GSTT1 e GSTM1 com a suscetibilidade ao câncer da tireoide. Metodologia: Trata-se de revisão sistemática e metanálise, com seleção de artigos científicos nas bases de dados: PubMed, SciELO, ScienceDirect e LILACS. Os dados de 15 artigos foram extraídos e os testes estatísticos, considerando limite de significância de 5%, foram realizados com o auxílio do software Cochrane Training RevMan® 5.4. Resultados e discussão: O polimorfismo nulo de GSTM1 está associado ao desenvolvimento do câncer da tireoide (OR=1,15; IC95%=1,01-1,32). No entanto, os polimorfismos nulos de GSTT1 e GSTM1 não apresentaram associação, quando os cânceres da tireoide foram estratificados por tipos (papilar, folicular e papilar/folicular). Conclusão: A deleção de GSTM1 e GSTT1 reduz a defesa frente agentes carcinogênicos. No entanto, os resultados da presente pesquisa apontaram ausência de associação entre os polimorfismos GSTT1 e GSTM1 e a ocorrência dos tipos de câncer da tireoide. Por outro lado, a ausência da GSTM1 apresentou associação com o câncer da tireoide, quando não estratificados por tipos.

Biografia do Autor

Lucas Cândido Gonçalves, Faculdade Única

Graduado em biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP, Pós-Graduando em Hematologia na Faculdade Única, Pós-Graduando em Análises Clínicas e Microbiologia na Faculdade FAVENI.

Bárbara Custódio Rodrigues da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Discente no curso de Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Joaquim Ferreira Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Discente no curso de Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

ANTONIO MÁRCIO: Possui graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), mestrado em Genética pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2009). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). É Editor Associado da Revista Estudos - Vida e Saúde (REVS, ISSN 1983-781X) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É Editor Associado da Revista Brasileira Militar de Ciências (RBMC, ISSN 2447-9071) da Faculdade da Polícia Militar.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Cândido Gonçalves, L., Custódio Rodrigues da Silva, B., Ferreira Fernandes, J., Ferreira Duarte, T., Ferreira Silva, T., Ferreira da Silva Santos, A., … Teodoro Cordeiro Silva, A. M. (2021). POLIMORFISMO GSTM1 E GSTT1 NO CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE. Revista Internacional De Ciências, 11(2), 261–275. https://doi.org/10.12957/ric.2021.56014