POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: BREVE ANÁLISE DO LEGADO DE UMA DÉCADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.54052

Palavras-chave:

indicadores da gestão de resíduos sólidos, panorama dos resíduos sólidos no Brasil, diferenças inter-regionais

Resumo

A Política Nacional de Resíduos Sólidos completou a sua primeira década de existência, portanto é relevante que se avalie os principais resultados para o setor obtidos pela lei. Com esse objetivo, os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil publicados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Urbana e Resíduos Especiais foram analisados. A breve análise do desempenho dos indicadores selecionados (despesa municipal, geração, coleta, coleta seletiva, disposição final e reciclagem) permitiu concluir que a evolução da gestão de resíduos sólidos no período foi discreta. O Brasil atualmente é um dos maiores geradores de resíduos sólidos do mundo, milhares de toneladas de resíduos sólidos são dispostos diariamente em lixões e a reciclagem é um grande desafio.

 

Biografia do Autor

Jorge Edmir da Silva dos Santos, UERJ

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela ENSP/FIOCRUZ, MBA em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida, especialização em Direito Ambiental pela AVM/UCAM e mestrado pelo Programa de Pós graduação em Engenharia Ambiental (PEAMB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 2012 é servidor público municipal lotado na Secretaria de Meio Ambiente do município de São Gonçalo, RJ, no cargo de Fiscal de Meio Ambiente.

Ana Ghislane Henriques Pereira van Elk, UERJ

Possui graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorado (com Louvor) em Geotecnia Ambiental - Universidad de Oviedo, Espanha. Especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Trabalhou como consultora em vários projetos do Ministério das Cidades e do Meio Ambiente e no PNUD. Desde 2014 é professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), participando dos programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Ambiental da Instituição. Esteve de licença maternidade no ano de 2017. Atua na área de gestão, tratamento e disposição final de resíduos, especialmente em Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), em compressibilidade de aterros sanitários, projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) em aterros sanitários e aproveitamento energético de resíduos sólidos. É membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

da Silva dos Santos, J. E., & Henriques Pereira van Elk, A. G. (2021). POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: BREVE ANÁLISE DO LEGADO DE UMA DÉCADA. Revista Internacional De Ciências, 11(2), 229–242. https://doi.org/10.12957/ric.2021.54052