A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E A REDUÇÃO DE CARBONO NA MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.51563

Palavras-chave:

Geração distribuída, geração solar fotovoltaica, emissões de carbono, mitigação, matriz elétrica.

Resumo

As últimas conferências mundiais de meio ambiente e mudanças climáticas tiveram papel fundamental para difusão e inserção das energias renováveis na matriz elétrica mundial. Nesse contexto, as fontes renováveis de geração distribuída se destacam por apresentarem vantagens tanto no âmbito econômico quanto socioambiental. Este estudo analisa o contexto nacional e internacional da geração distribuída de energia solar fotovoltaica, através da comparação entre eles e proposição de estratégias para uma maior penetração e difusão desta modalidade de geração. É realizada também uma análise temporal da emissão de carbono na matriz elétrica, baseada principalmente na geração termelétrica, e verificada a projeção de emissões com base na evolução da geração distribuída, segundo o PDE 2026. A fim de materializar a redução da emissão, foi parametrizada e calculada a área em hectares de Mata Atlântica necessária para sequestrar dado volume de gás carbônico equivalente. As análises realizadas visam ampliar os estudos para expansão da participação da geração distribuída solar fotovoltaica na matriz elétrica.

Biografia do Autor

Ricardo Abranches Felix Cardoso Junior, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense - UFF - (2005), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME - (2007), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFF - (2009) e Doutorado em Planejamento Energético / Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (2014). Pela Concremat Ambiental (Coordenou os estudos ambientais do Sistema de Transmissão Mata de Santa Genebra, Sistema de Transmissão Xingu - Rio, Sistema de Transmissão do Madeira, dentre outros); Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense (Graduação de Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, Pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestrado de Engenharia de Biossistemas). Professor Convidado da FGV (MBA em Gestão de Projetos do Setor Elétrico) Professor Convidado da PUC-RIO (Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental) Tem experiência nas áreas de Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho, Licenciamento Ambiental (Estudo de Impacto Ambiental, Plano Básico Ambiental, Inventário Florestal, Gerenciamento de Obras, execução de programas ambientais, Fiscalização Ambiental e Fiscalização de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional), Due Diligence, Orçamentação de produtos ambientais, Auditoria, Perícia, Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, Processos Produtivos Sustentáveis e Silvicultura.

Alessandra Schwertner Hoffmann, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, ambas na Universidade Federal Fluminense - UFF. Cursou dois semestres do curso de Engenharia Ambiental durante intercâmbio na RWTH Aachen University, na Alemanha, como bolsista CAPES do Programa Ciência Sem Fronteiras. Possui experiência em consultoria no processo brasileiro de licenciamento ambiental, através do estágio em engenharia ambiental e posterior atuação como analista ambiental na empresa Concremat Engenharia e Tecnologia. Possui experiência em elaboração de estudos de mercado na área de energias renováveis e eficiência energética, através de estágio na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Possui experiência em Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa – Metodologia GHG Protocol através da atuação no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Administração Pública de Santa Catarina. Atuou na Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Possui conhecimento básico em técnicas de análises químicas laboratoriais de água e efluentes, por atuação voluntária em projeto de pesquisa. Pesquisadora com interesse nos temas licenciamento ambiental, setor elétrico, avaliação de impacto ambiental e avaliação ambiental estratégica.

Leonardo de Oliveira Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense, atua no mercado de licenciamento ambiental do setor de infraestrutura, principalmente no que diz respeito a sistemas de transmissão de energia elétrica.

Roberta de Azevedo Pires Soares Coutinho, Universidade Federal Fluminense

Graduanada em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense, possui experiência no licenciamento ambiental envolvendo povos indígenas e comunidades tradicionais no setor de mineração.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Abranches Felix Cardoso Junior, R., Schwertner Hoffmann, A., Barbosa, L. de O., & Coutinho, R. de A. P. S. (2021). A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E A REDUÇÃO DE CARBONO NA MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA. Revista Internacional De Ciências, 11(1), 42–60. https://doi.org/10.12957/ric.2021.51563