O USO DA TECNOLOGIA QR CODE E DE OUTROS RECURSOS DIGITAIS EM ESTUDOS DE INVERTEBRADOS

Autores

  • Renée Soibelman Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Oscar Rocha Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.51515

Palavras-chave:

Recursos digitais no ensino. Construção do conhecimento. Zoologia dos invertebrados. Smartphone. Mídias em educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo disponibilizar uma metodologia de uso da tecnologia QR Code e outros recursos digitais na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados. Através de uma sequência didática, em uma página da Web, o projeto irá proporcionar  um enfoque investigativo no estudo deste grupo zoológico. A ideia desse projeto surgiu da necessidade de se produzir um recurso tecnológico  para se inserir o conteúdo de estudos dos invertebrados utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs), tão presentes no cotidiano dos alunos.  O professor, através de uma aula diversificada, irá conduzir os alunos a atividades e pesquisas, que serão apresentadas por meio do QR Code e links do site, objetivando promover nos discentes as competências de leitura, construções de textos e motivação para o estudo de zoologia dos invertebrados. O smartphone sendo utilizado como recurso didático será um diferencial para os alunos já que é presença constante no seu cotidiano. No  cenário atual da Covid 19, em que as aulas presenciais foram suspensas, o uso de sequência didática online poderá auxiliar os docentes como metodologia de ensino. Essa sequência didática também ficará disponibilizada em pôsteres com os códigos QR, de forma que somente com o aparelho celular com acesso a internet e com leitor de código, o professor poderá conduzir a sequência didática. Como sugestões para trabalhos futuros essa metodologia poderia ser utilizada para qualquer conteúdo de Biologia ou em qualquer outra disciplina.

Biografia do Autor

Renée Soibelman, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora de Biologia do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) / UERJ

 

Oscar Rocha Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Zoologia/IBRAG/ UERJ

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Soibelman, R., & Barbosa, O. R. (2021). O USO DA TECNOLOGIA QR CODE E DE OUTROS RECURSOS DIGITAIS EM ESTUDOS DE INVERTEBRADOS. Revista Internacional De Ciências, 11(1), 61–77. https://doi.org/10.12957/ric.2021.51515