SUSTENTABILIDADE EM PRÉDIOS E OBRAS PÚBLICAS: ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.50960

Palavras-chave:

Critérios sustentáveis, Construção civil, Administração pública, Responsabilidade.

Resumo

O crescimento econômico no mundo atraiu as grandes indústrias e induziu a população a um consumo acelerado. Com isso, houve um desequilíbrio no qual a sociedade passou a conviver com a desigualdade, gerando uma preocupação com a qualidade de vida humana associada à escassez de recursos naturais. Da mesma maneira, as construções começaram a acelerar, sem planejamento e acarretaram diversos tipos de impactos ambientais. Essa situação implicou na necessidade de rever os conceitos a respeito de como as pessoas estão vivendo e consumindo. Os governos optaram por incentivar práticas sustentáveis e buscaram adequar-se a uma relação de melhor custo benefício. Neste contexto, leis são elaboradas e impõem a utilização de recursos renováveis e a redução de materiais, além do incentivo à economia do reaproveitamento. Por isso, este artigo tem como objetivo criar uma agenda de critérios de sustentabilidade para projetos de obras em uma instituição de ensino superior, como o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), tendo como referência os documentos exigidos pela Administração Pública Federal (IN nº 01/2010 e a Lei nº 111/2011), a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os primeiros resultados, a partir das análises observadas, demonstram que três quartos dos critérios são atendidos. Contudo, torna-se necessário um estudo aprofundado para que todos os critérios, colocados em lei, sejam atendidos e viabilizados durante a concepção do projeto de arquitetura com a participação, em conjunto, das equipes de licitação, de orçamento e dos projetos complementares.

Biografia do Autor

Dailleny Chagas de Oliveira Mariano, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Durante a minha graduação em Engenharia Civil pelo CEFET/RJ, participei de dois projetos de iniciação científica, o primeiro relato sobre a reciclagem e reutilização de resíduos gerados pela construção civil com ênfase na sustentabilidade e o segundo está relacionado a implementação da coleta seletiva solidária no CEFET/RJ - Maracanã. Nos últimos dois anos, participei também dois projetos de extensão que tiveram como objetivo a coleta de resíduos eletrônicos e a reciclagem de resíduos químicos e perigosos, trabalhos estes que aprimoraram meus conhecimentos na área de Gestão de Projetos. Possuo Pacote Office nível avançado, inglês e AutoCad Intermediário. Estagiei na Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional, vinculada à Diretoria de Gestão Estratégica do CEFET/RJ. Atualmente, trabalho n empresa Sysfer Consultoria e Sistemas

Aline Guimarães Monteiro Trigo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

PROFESSORA ASSOCIADA DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR NA AREA DE MEIO AMBIENTE DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ. DESENVOLVE PROJETOS DE EXTENSÃO E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLTADOS PARA A SUSTENTABILIDADE DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. ATUALMENTE, É CHEFE DA DIVISÃO DE ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL INSTITUCIONAL (DISAI/DIGES/CEFET/RJ). PUBLICOU ARTIGOS/ TRABALHOS EM PERIÓDICOS E EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. POSSUI CAPÍTULO E LIVROS PUBLICADOS/ ORGANIZADOS, ALÉM DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS. ATUA NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE, COM ENFASE EM GESTÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECONOMIA AMBIENTAL E SANEAMENTO AMBIENTAL. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 23 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.

Ursula Gomes Rosa Maruyama, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI) do IBICT/UFRJ desenvolvendo pesquisa sobre Sustentabilidade Ambiental na RFEPCT. Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ) com a linha de pesquisa em Inovação na Educação Tecnológica. Graduada em Administração Industrial pelo CEFET-RJ , MBA Gerenciamento de Projetos, especialização em Língua Inglesa, especialização em Gestão de Recursos Humanos, MBA Gestão Pública e especialização (em curso EAD/IFPR) em Gestão de Relações Internacionais. Formada no ensino técnico do CEFET-RJ como eletrotécnica, estagiou no CEPEL/Eletrobras e trabalhou em multinacionais como ABB, Petroflex (Lanxess) e Shell. Morou 2 anos em Washington DC (E.U.A.) em intercâmbio cultural e ao retornar trabalhou 5 anos nas áreas de Logística Industrial, Produtividade Six Sigma e Negócios Grandes Contas da White Martins Gases Industriais. Professora temporária no curso técnico de Administração CEFET-RJ (2011-2013). Analista na Gerência de Controles Internos na BB Tecnologia e Serviços, empresa controlada pelo Banco do Brasil SA (2013-2014). Ingressou como professora efetiva no CEFET-RJ (2014-atual), onde atua nos cursos de graduação em Administração, Engenharias (Elétrica, Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica), Ciência da Computação e Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios Internacionais (LEANI). Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação EAD oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, disciplina Gerenciamento de Projetos. Membro do NDE do curso EAD Tecnólogo em Gestão de Turismo, CEFET/RJ (CEDERJ - 2015 *). Participou de projetos de pesquisa com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com Ministério das Comunicações (Cidades Digitais), Ministério da Saúde (Ebserh, Projeto RGHU) e Ministério da Saúde/MEC (Telessaúde Brasil Redes). Diretora Sistêmica na Diretoria de Gestão Estratégica CEFET-RJ (DIGES: eq. pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional- 2016-2019).

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Mariano, D. C. de O., Trigo, A. G. M., & Maruyama, U. G. R. (2021). SUSTENTABILIDADE EM PRÉDIOS E OBRAS PÚBLICAS: ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Internacional De Ciências, 11(1), 25–41. https://doi.org/10.12957/ric.2021.50960