DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA REGIÃO DA RIBA A PARTIR DA RELAÇÃO CRESCIMENTO-DESIGUALDADE SOB HIPÓTESE(S) DA(S) CURVA(S) DE KUZNETS

Autores

  • Rhayza Alves Figueiredo de Carvalho Universidade Federald o Oeste do Pará (UFOPA)
  • Abner Vilhena de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) https://orcid.org/0000-0003-3501-6611
  • Jarsen Luis Castro Guimarães Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2020.50866

Palavras-chave:

Crescimento, Desigualdade, Curva de Kuznets, U-invertido e N, RIBA.

Resumo

O presente ensaio teve como objetivo analisar a possível relação do crescimento econômico e desigualdade na Região de Integração do Baixo Amazonas (RIBA), no período de 2000 e 2010. Por meio de investigação da(s) hipótese(s) curva de Kuznets, a partir da construção de um modelo econométrico com dados em painel curto, usando como proxies da desigualdade e do crescimento econômico os seguinte indicadores: o índice de Gini (variável dependente), e a renda per capita (variável independente), respectivamente, sendo esta última utilizado sob a forma linear, cúbica e quadrática, a fim de testar os possíveis resultados das curva no formato de U-invertido e N, de modo a contribuir para a discussão  no campo da economia do desenvolvimento na região. Os resultados do modelo apontaram para evidencia da hipótese do U-invertido da curva de Kuznets presente no primeiro estágio do progresso econômico na região, corroborando com o pressuposto teórico muito embora, em níveis agregados, a influência da evolução crescente da renda per capita possa ser interpretado, também, como apaziguador na evolução crescente da desigualdade de renda, atuando assim, o crescimento econômico como pacificador momentâneo junto à desigualdade de renda na RIBA.

Biografia do Autor

Rhayza Alves Figueiredo de Carvalho, Universidade Federald o Oeste do Pará (UFOPA)

Bacharela em economia pela FACECON da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em ciências da
sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) da Universidade Federal do
Oeste do Pará (UFOPA)

Abner Vilhena de Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia (FACECON) e Mestre em Economia - Área de Concentração: Desenvolvimento Econômico Regional, pelo Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciências Ambientais - Linha de Pesquisa: Impactos Ambientaise Sociais da Mudanças do Uso da Terra na Amazônia, pelo Programa de Pós Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e Professor no Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional (PCEDR) e no Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Jarsen Luis Castro Guimarães, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Bacharel em economia pela União das Escolas Superiores do Pará. Especialização em Educação
Ambiental pela UFPA. Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo NAEA-UFPA. Pós Doutor pelo Programa Sociedade Natureza e Desenvolvimento. Docente no PCEDR, no PPGCS e no PPGSND da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)


Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Carvalho, R. A. F. de, Carvalho, A. V. de, & Guimarães, J. L. C. (2020). DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA REGIÃO DA RIBA A PARTIR DA RELAÇÃO CRESCIMENTO-DESIGUALDADE SOB HIPÓTESE(S) DA(S) CURVA(S) DE KUZNETS. Revista Internacional De Ciências, 10(3), 50–67. https://doi.org/10.12957/ric.2020.50866