DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)

Autores

  • Anísio de Sousa Meneses Filho Universidade de Fortaleza
  • Lucas Florêncio da Cunha Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Gustavo Siebra Lopes Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2020.50701

Palavras-chave:

Drenagem urbana, Técnicas compensatórias, Urbanização, Planejamento

Resumo

O presente trabalho objetiva propor um critério simples para a estimativa no dimensionamento de volume para reservatório de detenção considerando diferentes períodos de retorno e cenários ocupacionais, partindo da relação IDF do município de Fortaleza, com a apresentação de formulações matemáticas de regressão que relacionam essas variáveis. Para tanto, é feita uma fundamentação teórica embasando os problemas relacionados à urbanização no ciclo hidrológico natural, além de relacionar as variáveis que são necessárias para o cálculo deste trabalho. Após isso, faz-se um maior detalhamento acerca de reservatório de detenção, expondo suas características, locais onde pode ser aplicado e seu pré-dimensionamento. A partir desse ponto, é exposta a metodologia, em que é adotado o método da “curva envelope” para estimar o volume excedente que será utilizado para o dimensionamento do reservatório de detenção. Utiliza-se o software MATLAB® para resolver a equação resultante do método, obtendo-se 60 tempos de concentração e 60 alturas de lâmina d’água, realizando a combinação de 10 taxas ocupacionais e 6 períodos de retorno. Este trabalho se mostra potencialmente útil para a fase de planejamento dos projetos de drenagem urbana em diversas áreas de Fortaleza, variando-se a taxa ocupacional e o período de retorno conforme desejado pelo projetista, podendo ser adaptada para outras localidades desde que disponha de suas respectivas relações IDF.

Biografia do Autor

Anísio de Sousa Meneses Filho, Universidade de Fortaleza

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (1986) e Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará na área de Recursos Hídricos (1991). Professor do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza.

Lucas Florêncio da Cunha Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil pela Universidade Fortaleza (2017). Atualmente, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil com ênfase em Rercursos Hídricos - Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - pela Universidade Federal do Ceará.

Gustavo Siebra Lopes, Universidade de Fortaleza

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (2019).

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

de Sousa Meneses Filho, A., Florêncio da Cunha Teixeira, L., & Siebra Lopes, G. (2020). DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE). Revista Internacional De Ciências, 10(3), 13–31. https://doi.org/10.12957/ric.2020.50701