COVID-19: IMPACTO NO MERCADO DE HORTALIÇAS E FRUTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2020.50463

Palavras-chave:

SARS-CoV-2, Pandemia, Setor Hortifruti, Alimento Seguro, Comercialização, Aspectos Mercadológico

Resumo

Objetivou-se analisar as consequências mercadológicas da quarentena no setor de hortaliças e frutas. Dada a relevância do tema COVID-19, optou-se por apresentar as características gerais da doença para posteriormente debater sobre alimentos seguros, os efeitos do isolamento social para contenção do avanço do coronavírus sobre a cadeia produtiva de hortaliças e frutas e as novas formas de comercialização. Utilizou-se para coleta dos dados a revisão integrativa da literatura e levantamento de campo. Os resultados foram apresentados na forma descritiva com ênfase no Estado de São Paulo, Brasil. Verificou-se que o consumo de hortaliças e frutas, quando corretamente, manuseadas, é seguro, não apresentando riscos à saúde. Notou-se redução no consumo no atacado e varejo em torno de 32% do volume total comercializado. Novas formas de comercialização tendem a minimizar os prejuízos do setor. Os diferentes agentes da cadeia de produção sofreram impactos econômicos que comprometerão a produção à curto e médio prazo. Há necessidade de suporte de ações governamentais para evitar o desabastecimento de várias mercadorias do setor.

Biografia do Autor

Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (1995), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) pela UNESP, Campus de Botucatu. Atualmente é Pesquisadora Científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência em Economia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: custo produção; rentabilidade econômica e energética das atividades agropecuárias; viabilidade de projetos voltados para o agronegócio e comercialização agrícola.

Anelisa de Aquino Vidal Lacerda Soares, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Concluiu mestrado em Agronomia (2005) e doutorado (2008) pelo programa de Pós-graduação da UNESP/Jaboticabal. Realizou pós-doutorado na UNESP em com ênfase na área de Ciência do Solo. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: silício, fontes de silício, arroz, frutíferas, resíduos.

Laura Badiz Furlaneto, Universidade de Marília, Curso Medicina

Estudante curso Medicina, Universidade de Marília.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Furlaneto, F. de P. B., Soares, A. de A. V. L., & Furlaneto, L. B. (2020). COVID-19: IMPACTO NO MERCADO DE HORTALIÇAS E FRUTAS. Revista Internacional De Ciências, 10(3), 3–12. https://doi.org/10.12957/ric.2020.50463