MECANISMOS DE QUEIXAS E RECLAMAÇÕES PARA GESTÃO DE CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.50415

Palavras-chave:

Mecanismos de Queixas e Reclamações. Licenciamento Ambiental. Comunicação Social. Linhas de transmissão.

Resumo

O presente trabalho parte da premissa que os conflitos ambientais ocorrem ou podem ser acirrados quando da implantação de empreendimentos como os sistemas de transmissão de energia elétrica. Devido às suas características, esses sistemas podem ser extensos e afetar diferentes espaços geográficos, ecossistemas biológicos e processos socioculturais devendo, portanto, ser alvo de atenção na gestão ambiental. Dentre as medidas ambientais adotadas para prevenir e minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos no âmbito do licenciamento ambiental, salienta-se o conjunto de estratégias de comunicação social que tem como finalidade a criação de um canal de comunicação com o público, direta ou indiretamente afetado, partindo da divulgação de informações qualificadas às principais partes interessadas sobre o empreendimento e seus impactos. Como parte importante deste conjunto, destacam-se os mecanismos de queixas e reclamações (MQR) para tratativa e formalização das manifestações da população, sendo o sistema de ouvidoria usualmente considerado o principal canal de comunicação entre a sociedade e o empreendedor. Nessa perspectiva, o estudo é descritivo e utiliza-se de abordagem quali-quantitativa para analisar o sistema de ouvidoria do maior sistema de transmissão de energia elétrica brasileiro durante sua fase de obras. Esta análise pode auxiliar a identificação de danos ambientais sistêmicos não considerados no planejamento, além de possibilitar a verificação da efetividade das medidas de controle ambiental, contribuindo no entendimento de como este tipo de projeto afeta a qualidade de vida das populações.

Biografia do Autor

Rafaela Alves da Silva Balsinhas, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Meio Ambiente (UERJ), Mestre em História Social (UFRJ). Especialista em Educação Ambiental (UCAM/ JBRJ). Possui MBA em Gestão e Gerenciamento de Projetos (UFRJ).

Elza Maria Neffa Vieira de Castro, Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento e Agricultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPDA/UFRRJ, Mestra em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas IESAE/FGV e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior de Valença da Fundação D. Andre Arcoverde CESVA/FAA. Leciona e pesquisa nas áreas de Filosofia, Educação, Metodologia e Meio Ambiente. Atua como professora titular na Graduação em Educação e na linha Construção Social do Meio Ambiente do Programa de Pós Graduação Doutorado em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA).

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

Balsinhas, R. A. da S., & de Castro, E. M. N. V. (2021). MECANISMOS DE QUEIXAS E RECLAMAÇÕES PARA GESTÃO DE CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO. Revista Internacional De Ciências, 11(1), 117–132. https://doi.org/10.12957/ric.2021.50415