Aedes aegypti: ESTUDO PILOTO SOBRE A EFETIVIDADE DE DELTAMETRINA E LAMBDA-CIALOTRINA EM CULICÍDEOS COM CAPACIDADE VETORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.50088

Palavras-chave:

Vetores artrópodes. Dengue. Saúde Pública. Larvicidas

Resumo

O Aedes aegypti é o mosquito vetor de maior estima para a saúde pública, sendo o transmissor de inúmeras doenças endêmicas no mundo. Os programas de controle vetorial utilizam como principal inseticida químico, os organofosforados e piretróides, que auxiliam contra a proliferação de criadouros. Porém, alguns fatores de resistência do Aedes, demonstram maior dificuldade para a vigilância e monitoramento. Com isso objetivou-se avaliar a efetividade de um produto com ação larvicida, a partir dos compostos Deltametrina 0,75% + Lambda-cialotrina 0,25%, em larvas expostas ao meio ambiente, em bairros com foco na cidade de Carazinho, Rio Grande do Sul. As larvas foram coletadas em locais com supostos criadouros, e armazenadas em recipientes até serem levadas ao laboratório para análise. Para todos os experimentos, foi utilizada uma diluição padrão indicada de uso, sendo rediluída nas proporções de: 1.000 μL, 500 µL, 200 μL, 100 µL, 50 μL e 25 µL em 100 mL de H2O.  Na avaliação das diluições testadas, foi possível observar um padrão de inibição com intervalo de tempo máximo de 30 minutos, havendo 100% de mortalidade, indicando alto nível de letalidade do produto em experimentação. Ao serem avaliadas as larvas de culicídeos selvagens expostas a aplicação do produto com ação larvicida na combinação dos piretróides DMT e LCT, o mesmo alcançou a efetividade desejada.

Biografia do Autor

Camille Zambiasi Medeiros, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Graduação em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil, campus Ulbra Carazinho em 2017.

Letícia Carolina da Cruz, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Luterana do Brasil (2017). Ppossui habilitação em Citologia Oncótica e Patologia Clínica, Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior.

Alexandre Ehrhardt, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Graduado em Farmácia e Bioquímica (UFSM) e em Biomedicina (ULBRA), Pós-graduado em Ciências Farmacêuticas (UFSM) e em Toxicologia Aplicada (PUC-RS), Mestre em Farmacologia e Terapêutica (UFRGS) e Doutorando em Farmacologia e Terapêutica (UFRGS). Docente no curso de Biomedicina da Universidade Luterana do Brasil - Campus Carazinho/RS.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Medeiros, C. Z., Cruz, L. C. da, & Ehrhardt, A. (2021). Aedes aegypti: ESTUDO PILOTO SOBRE A EFETIVIDADE DE DELTAMETRINA E LAMBDA-CIALOTRINA EM CULICÍDEOS COM CAPACIDADE VETORIAL. Revista Internacional De Ciências, 11(1), 133–146. https://doi.org/10.12957/ric.2021.50088