ESTUDO PRELIMINAR DA COMUNIDADE DE COLEÓPTEROS DE POTENCIAL FORENSE, COLETADOS EM CARCAÇA DE SUÍNO EXPOSTA EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR - BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2020.50002

Palavras-chave:

Coleoptera, entomologia forense, decomposição, diversidade.

Resumo

Coleoptera é a segunda ordem de maior importância forense. Quando os corpos são encontrados nos estágios avançados de decomposição, esses insetos são a principal ferramenta na estimativa de Intervalo Pós Morte. O objetivo deste trabalho foi conhecer a coleopterofauna que habita carcaça de vertebrado ao longo do processo de decomposição, apontar as famílias de maior importância forense, conhecer seu comportamento biológico e padrão de sucessão neste evento. Foram abordados aspectos sobre ocorrência, sucessão e bionomia dos coleopteros ao longo das fases de decomposição cadavérica. O experimento foi realizado em um fragmento de Mata Atlântica de janeiro a dezembro de 2009. A cada estação um porco doméstico (Sus scrofa) com 18kg era sacrificado e exposto até o final da decomposição. Utilizou-se como armadilhas para captura dos insetos, uma estrutura de ferro revestida por um tecido branco e seis recipientes tipo pitffas. As coletas foram realizadas durante 51 dias de cada estação, sendo que diariamente nos primeiros 31 dias e alternadamente nos dias subsequentes. Trogidae, Staphylinidae, Scarabaeidae e Histeridae, foram as familias consideradas mais representativas. Este trabalho é um estudo preliminar, necessitando de mais estudos que possam dar informações mais precisas a respeito do comportamento desses animais.

Biografia do Autor

Patrícia Pereira Fonseca, Universidade Federal da Bahia / Instituto de Química

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, especialização e Metodologia Científica pelo Instituto Federal Baiano, cursando Metrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. Desde 2010 desenvolve atividades na área de Biologia, Entomologia Forense e Biotecnologia Forense. Atualmente realiza estudos na área de educação e sustentabilidade e Inovação tecnológica.

Fernanda Maria Pamponet Cordeiro, Universidade Federal da Bahia / Instituto de Biologia / Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos (BIOSIS)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2009), mestrado em Diversidade Animal (Zoologia) pela Universidade Federal da Bahia (2015). Atualmente é bióloga colaboradora no Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos -Biosis (UFBA) e no Laboratório de Entomologia Forense do Departamento de Polícia Técnica - BA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: Entomologia Forense, Diptera, Calliphoridae e Sarcophagidae

 

Daniele Santos Lopes, Universidade Federal da Bahia / Instituto de Biologia / Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos (BIOSIS)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2009), Mestre em Zoologia pela Programa de pós-graduação em Diversidade Animal da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é auxiliar de Curadoria da coleção de Diptera do Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia (MHNBA/MZUFBA). Tem experiência na área de Zoologia, atuando nos seguintes temas: Entomologia Forense (Coleta, criação e identificação dos insetos de importância Forense), Taxonomia e Bionomia de Insetos (Hymenoptera, Diptera e Coleoptera)

Favizia Freitas De Oliveira, Universidade Federal da Bahia / Instituto de Biologia / Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos (BIOSIS)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia, 1998) e doutorada em Ciências Biológicas (Área de Concentração em Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2003), com estagio doutoral (Doutorado Sanduíche, bolsista da CAPES) na The University of Kansas (KU, Lawrence, Kansas, USA) (2001). Realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (2004-2005) trabalhando a Utilização de Técnicas em Biologia Molecular como Ferramenta auxiliar à Taxonomia, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Arias (Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo) e do Dr. Walter Steven Sheppard (Washington State University), e em diferentes Museus de História Natural Europeus (2014-2015) estudando a Taxonomia das abelhas polinizadoras de diferentes culturas agrícolas no Brasil, atuando como coordenadora do "Nó Norte-Nordeste" da Rede de Taxonomia do Projeto "Conservação e Manejo de Polinizadores para Agricultura Sustentável através de uma Abordagem Ecossistêmica", mais conhecido como Polinizadores do Brasil (FAO/GEF/UNEP/FUNBIO/MMA/CNpq), no período de 2009-2015, projeto no qual também trabalhou durante seu segundo pós-doutoramento. Como professora e pesquisadora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, exerce a coordenação do Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos (BIOSIS), laboratório fundado por ela mesmo quando do seu ingresso na UFBA, assim como a curadoria sênior da Coleção de Invertebrados Terrestres, e, principalmente, das Coleções de Hymenoptera, Coleoptera, Lepidoptera e Diptera do Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia (MHNBA/MZUFBA), atuando também como Conselheira da Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), sendo também a coordenadora da Rede Baiana de Polinizadores (REPOL), e fazendo parte de seu comitê executivo. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemática, Taxonomia e Bionomia dos Hexapoda Terrestres, com ênfase nas abelhas (Hymenoptera, Anthophila), Taxonomia de Abelhas (Anthophila), Bionomia de Hexapoda, Sistemática e Taxonomia Meliponinae (Hymenoptera, Apidae), Conservação e Manejo de Polinizadores em Ecossistemas Naturais e Agroecossitemas, Biodiversidade de Insetos, Entomologia Forense.

Torriceli Souza Thé, Universidade Federal da Bahia / Instituto de Biologia. Departamento de Polícia Técnica da Bahia - Laboratório de Entomologia Forense

O pesquisador Dr. Torriceli Thé possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia e Mestrado em Patologia Experimental,  pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz - FIOCRUZ. Atualmente é Perito Criminal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, onde trabalha nos Laboratório de Entomologia Forense e Toxicologia Forense. É professor assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saude Pública da FBDC e Doutor em Patologia Humana pela Faculdade de Medicina da UFBa e pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz - FIOCRUZ. Desenvolveu diversas pesquisas na área da parasitologia, com enfoque especial ao estudo da Doença de Chagas, objeto de trabalho durante a graduação e mestrado. Paralelamente iniciou trabalhos na área da parasitologia e saúde pública, com especial atenção à contaminação de áreas públicas por parasitos de importância zoonótica. Possui linhas de pesquisa na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, Helmintologia e Entomologia Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunopatologia da doenca de Chagas, Trypanosoma cruzi, Toxocara, Ancylostoma, Zoonoses e Entomologia Forense e Toxicologia Forense. Nos ultimos anos coordena atividades de pesquisa com entomologia forense, com ênfase nos estudos utilizando modelos animais para acompanhamento do processo de decomposição cadavérica e sucessão entomológica associada à mesma, com a finalidade de estabelecer pela primeira vez na Bahia, padrões de sucessão entomológica de carcaças de suínos em putrefação, considerando as características macro-tanatoscópicas. No laboratório de entomologia são realizadas perícias de estimativa de tempo de morte utilizando os dados exerimentais produzidos nas pesquisas para criação de padrões comparativos e consolidação do grupo de pesquisa nesta temática, formando novos pesquisadores e difundindo esta , relativamente nova, ciência.

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

Fonseca, P. P., Cordeiro, F. M. P., Lopes, D. S., De Oliveira, F. F., & Thé, T. S. (2020). ESTUDO PRELIMINAR DA COMUNIDADE DE COLEÓPTEROS DE POTENCIAL FORENSE, COLETADOS EM CARCAÇA DE SUÍNO EXPOSTA EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR - BAHIA. Revista Internacional De Ciências, 10(2), 85–98. https://doi.org/10.12957/ric.2020.50002