RETRAÇÃO EM ARGAMASSA DE REVESTIMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Géssica Katalyne Bilcati Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5733-1332
  • Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa
  • Felipe Simioni
  • Pâmela Albino
  • Roberto Luiz Dias

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2020.49564

Palavras-chave:

Revisão bibliométrica, Retração de secagem, Retração plástica.

Resumo

O grande número de publicações contendo dados experimentais sobre manifestações patológicas que podem ocorrer em elementos de construção torna o trabalho dos pesquisadores cada vez mais complexo e extenso no que se refere à seleção de material bibliográfico para o embasamento da pesquisa. Dentre as manifestações patológicas mais importantes e recorrentes, o fenômeno de retração se destaca por influenciar na durabilidade das argamassas de revestimento. Dentre os tipos de retração existentes, a retração plástica e de secagem representam grande parcela da retração total das argamassas de revestimento. Dessa forma, foi realizada uma revisão bibliográfica com os temas retração de secagem e retração plástica em argamassas de revestimento, dos últimos 5 anos, utilizando os procedimentos do método MethodiOrdinatio para avaliar a atual conjuntura das pesquisas nesse tema. Através da revisão foram identificados 1932 artigos, dos quais, 26 foram selecionados para discussão do artigo, considerando os critérios de exclusão do método MethodiOrdinatio. Foi observado um aumento do número de pesquisas relacionadas à retração no ano de 2018. Portugal aparece como líder no ranking de número de publicação por países. Apesar do crescente número de publicações, é notável a disparidade na quantidade de pesquisas entre os dois tipos de retração, sendo a grande maioria formada por retração por secagem. Além disso, estudos relacionados à retração plástica se mostraram menos relevantes no âmbito científico, aparecendo apenas em 12º lugar no ranking de relevância, o que não condiz com a importância desse tipo de retração nas características do estado plástico e endurecido do material. Dessa forma, é de suma importância o preenchimento das lacunas de conhecimento existente e formulação de ensaios capazes de avaliar a retração do material no estado plástico.

Biografia do Autor

Géssica Katalyne Bilcati, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do campus Guarapuava. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2012) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós - Graduação em Engenharia da Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

Bilcati, G. K., da Costa, M. do R. de M. M., Simioni, F., Albino, P., & Dias, R. L. (2020). RETRAÇÃO EM ARGAMASSA DE REVESTIMENTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Internacional De Ciências, 10(2), 68–84. https://doi.org/10.12957/ric.2020.49564