APLICAÇÕES DE NANOCARREADORES BASEADOS EM CÉLULAS ANIMAIS NA TERAPIA FOTODINÂMICA EM ONCOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2020.47402

Palavras-chave:

Nanopartículas biomiméticas, Fotoquimioterapia, Biotecnologia, Câncer

Resumo

A terapia fotodinâmica (TFD) é uma técnica bastante promissora, por apresentar alta seletividade, ser minimamente invasiva, com poucos efeitos colaterais. A técnica se baseia em uma reação química ativada por luz, que, para acontecer, conta com três componentes básicos: fonte de luz, oxigênio e um fármaco fotossensibilizante. Apesar de todas as vantagens oferecidas pela TFD, ainda existem alguns aspectos que impedem o uso isolado da TFD no tratamento oncológico, por existir um ambiente de hipóxia no tumor. Além disso, melhorar o direcionamento da entrega do fármaco tem sido um desafio. Este estudo objetivou analisar novas tecnologias empregadas nos nanocarreadores baseados em células animais aplicadas na terapia fotodinâmica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que o levantamento de dados foi feito selecionando artigos publicados entre os anos de 2015 e 2018, utilizando os bancos de dados PubMed, BVS e SciELO. Ao final desse levantamento, 16 artigos foram selecionados, sendo que 10 tratam do uso de hemácias, 4 de células tumorais, 1 de células NK (Natural Killer) e 1 de células endoteliais para o revestimento e transporte de nanopartículas. As tecnologias mostraram-se bastante promissoras para a administração de drogas na terapia fotodinâmica, acrescentando ainda características próprias de cada célula e promovendo a possibilidade de combinação com outras terapias. Conclui-se, portanto, que a utilização de nanocarreadores baseados em células animais, no contexto da terapia fotodinâmica em oncológica, melhora o transporte dos fármacos, o tempo de circulação sanguínea e o aumento da ação fotodinâmica. Neste contexto, o uso de lipossomas se mostrou mais eficaz, com potencial de, juntamente com outras técnicas terapêutica, aumentar a capacidade de supressão tumoral.

Biografia do Autor

Kelly Winny Rodrigues Miranda, Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal de Goiás (UFG).

Graduada em Biomedicina pela Universidade Paulista (UNIP), no ano de 2018. Estagiou no Instituto Goiano de Ongologia e Hematologia (INGOH), no setor de imunofenotipagem. Atuou no departamento de controle de qualidade na indústria de cosméticos COSMEFAR em que hoje atua como executiva comercial. Atualmente, cursa MBA em Gestão industrial farmacêutica, pelo IPOG, e é Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Integra a equipe do laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicidade (LABAE).

Camila de Assunção Martins, Curso de Medicina (MED), Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas (EMFB), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Aluna de graduação no curso de Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Bárbara de Magalhães Souza Gomes, Curso de Medicina (MED), Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas (EMFB), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Aluna de graduação no curso de Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Jacqueline Andréia Bernardes Leão-Cordeiro, Faculdade de Enfermagem (FEN), Universidade Federal de Goiás (UFG).

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), especialização em Nefrologia e Unidade de Terapia Intensiva, ambas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, é docente da Universidade Federal de Goiás (UFG/FEN), com as disciplinas de Atendimento Pré Hospitalar e Terapia Intensiva. Consultora da Revista Eletrônica de Enfermagem (ISSN: 1518-1944). Docente da residência multiprofissional do Hospital das Clínicas de Goiânia/GO e da Pós-Graduação Latu Sensu nos cursos de Nefrologia, Urgência e Emergência e Terapia Intensiva. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Enfermagem da UFG. Diretora Técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia/GO (2015-2017). Atuou na área técnica junto à coordenação de urgência da SMS-Goiânia. Atua como pesquisadora nos temas relacionados às áreas de Nefrologia; Qualidade de Vida, Terapia Intensiva; Urgência e Emergência. Coordenadora do Grupo Tutorial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) Interprofissional do Ministério da Saúde. Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS). Integrante do Núcleo Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida (NEPAQ). Coordenadora do Núcleo Socorrer ou Só Correr. Coordenadora da Liga de Urgência, Trauma e Emergência (LUTE).

Xisto Sena Passos, Universidade Paulista (UNIP).

Possui graduação em Graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1984), Especialização em Microbiologia (2000), Mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2002) e Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é professor da Universidade Paulista dos Cursos: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Tendo experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Citologia, Histologia, Bioestatística e Trabalho de Conclusão de Curso.

Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva, Curso de Medicina (MED), Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas (EMFB), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Possui graduação em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), mestrado em Genética pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente, é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na graduação, no Curso de Medicina (Citologia e Genética e Problema Integrador de Competências), e na Pós-Graduação, onde leciona e orienta alunos, no Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde (MCAS). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). É Editor Associado da Revista Estudos - Vida e Saúde (REVS, ISSN 1983-781X) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É Editor Associado da Revista Brasileira Militar de Ciências (RBMC, ISSN 2447-9071) da Faculdade da Polícia Militar. É professor na Faculdade da Polícia Militar (FPM), onde leciona Genética Humana e Biologia Molecular para o curso de graduação em Biomedicina. Na PUC Goiás, desenvolve pesquisas nas áreas de genética, biologia molecular e epidemiologia, com ênfase em genética molecular, humana e médica, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, biologia molecular, bioestatística (metanálise) e epidemiologia.

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

Miranda, K. W. R., Martins, C. de A., Gomes, B. de M. S., Leão-Cordeiro, J. A. B., Passos, X. S., & Silva, A. M. T. C. (2020). APLICAÇÕES DE NANOCARREADORES BASEADOS EM CÉLULAS ANIMAIS NA TERAPIA FOTODINÂMICA EM ONCOLOGIA. Revista Internacional De Ciências, 10(2), 43–54. https://doi.org/10.12957/ric.2020.47402