USO DE BIOINDICADORES VEGETAIS NO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI

Autores

  • Jemima dos Santos Montenegro Faculdade Metropolitana de Camaçari
  • Barbara Ribeiro Rodrigues Faculdade Metropolitana de Camaçari
  • Hilda Caramantin-Soriano Faculdade Metropolitana de Camaçari

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2020.46899

Palavras-chave:

Poluição atmosférica, biomonitoramento, plantas bioindicadoras, efeitos da poluição

Resumo

O Biomonitoramento vegetal é considerado uma ferramenta complementar ao monitoramento ambiental, onde espécies vegetais conhecidas com bioindicadoras podem ser utilizadas no reconhecimento, detecção, monitoramento e mapeamento de poluentes atmosféricos. Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho foi mostrar algumas espécies de vegetais das divisões angiospermas, briófita e liquens, que estão sendo utilizados como bioindicadores da poluição atmosférica no Município de Camaçari. O trabalho é uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos instrumentos de coleta de dados basearam-se em uma revisão de literatura e uma consulta aos documentos públicos como, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), os Relatórios fornecidos pela Secretaria da Saúde do Município de Camaçari e as publicações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA. Os resultados obtidos mostraram que Tradescantia pallida cv, Mangifera indica, Daucus carota, Gladiolus sp e a Sphagnum sp são as espécies mais adequadas para ao controle da qualidade do ar no município de Camaçaripor encontrarem condições climáticas mais favoráveis para seu desenvolvimento. Diante do exposto, concluímos que o monitoramento ambiental através do uso de espécies vegetais é um método adequado para controle da qualidade do ar do município de Camaçari com ganhos não só no aspecto econômico, ambiental e paisagístico, mas também no planejamento de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

Biografia do Autor

Jemima dos Santos Montenegro, Faculdade Metropolitana de Camaçari

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Federal da Bahia em 2006, pós graduada em Engenharia de Segurança no trabalho, atua na gestão pública com arquiteta e urbanista no desenvolvimento de projetos e atividades correlatas.

Barbara Ribeiro Rodrigues, Faculdade Metropolitana de Camaçari

Engenheira Agronoma, formada pela Universidade Federal da Bahia em 2006, pós graduada em Engenharia de Segurança no trabalho e Auditoria e Gestão Ambiental, atua como assessora na coordenação de agricultura da prefeitura municipal de Dias D'Ávila desenvolvendo projetos, gestão de contratos, compras e programas institucionais.

Hilda Caramantin-Soriano, Faculdade Metropolitana de Camaçari

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Ricardo Palma (1995), mestrado em Ciências do Mar pela Universidade Federico Villarreal (2000) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo-USP (2006). Tem experiência na dinâmica populacional dos Recursos Pesqueiros e na Avaliação e Gestão dos Recursos Naturais. Foi pesquisadora do Instituto do Mar do Peru-IMARPE e desde 2011 tem participação como revisor de trabalhos científicos em revistas internacionais: Journal of Applied Ichthyology- Alemanha e Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom. Atualmente é docente do Centro Universitário Regional do Brasil-UNIRB e da Faculdade Metropolitana de Camaçari-FAMEC.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Montenegro, J. dos S., Rodrigues, B. R., & Caramantin-Soriano, H. (2020). USO DE BIOINDICADORES VEGETAIS NO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI. Revista Internacional De Ciências, 10(1), 73–90. https://doi.org/10.12957/ric.2020.46899