AVALIAÇÃO DE APTIDÃO TÉCNICA E SOCIOAMBIENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DE PARQUES SOLARES FOTOVOLTAICOS COM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG

Autores

  • Carlos Augusto Arentz Pereira UERJ
  • Tania Oliveira Escolano Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Vitor Ottoni Pastore Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2020.46864

Palavras-chave:

Energia solar fotovoltaica, Potencial para implantação, Geoprocessamento, Processamento Digital de Imagens.

Resumo

O objetivo deste estudo foi indicar áreas mais aptas para a implantação de parques solares fotovoltaicos na microrregião Campo Maior, no estado do Piauí. Para esta análise foram considerados fatores socioambientais, infraestrutura e potencial solar por meio da utilização de Sistema de Informação Geográfica. Para a elaboração dos levantamentos de aptidão, foram utilizados bancos de dados públicos disponíveis, principalmente de bases cartográficas e imagens de satélite georreferenciadas. A partir destes dados foi elaborada uma matriz, na qual foram atribuídos pesos para cada variável de acordo com a importância e dimensão de cada fator. A avaliação utilizou análise multicritério e ferramentas computacionais baseadas em Sistemas de Informação Geográfica, de forma a obter um mapa de aptidão para a instalação de parques solares fotovoltaicos. A aptidão foi fortemente influenciada pelo potencial de irradiação solar (GHI) e pela proximidade às linhas de transmissão. A análise multicritério foi eficaz na identificação das áreas com maior potencial para implantação de empreendimentos solares fotovoltaicos. Observou-se que há sensível influência dos pesos atribuídos e da diversidade na resolução e margem de erro dos dados de entrada no mapa obtido. A inclusão de outras variáveis, como uma melhor calibração de pesos e uma maior precisão dos dados georreferenciados, são fatores fundamentais para obtenção de resultados mais precisos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Arentz Pereira, UERJ

Graduado em Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Engenharia de Produção - Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atuou como engenheiro de processamento na Petrobras, onde trabalhou entre 1984 e 2016, nas áreas de engenharia ambiental, conservação de energia, avaliação de desempenho econômico, marketing de gás e energia e comercialização de energia, tendo trabalhado 10 anos em refinarias. Foi Gerente de Avaliação de Resultados Econômicos Financeiros da Área do Abastecimento,  Gerente de Desempenho Energético do Sistema Petrobras, Gerente de Desenvolvimento de Produtos e Serviços e Gerente Geral de Marketing da área de Gás e Energia. Foi diretor presidente de duas empresas comercializadoras de energia do Grupo Petrobras. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, sendo responsável pela disciplina de Planejamento Energético e Recursos Renováveis.

Tania Oliveira Escolano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2019)

Vitor Ottoni Pastore, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando e mestre em Geografia (PPGEO/IGEOG/UERJ); Especialista em Gestão Ambiental (EP/UFRJ); Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UNIRIO). Professor de Meio Ambiente e Biologia na FAETEC ETE Ferreira Viana.

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

Arentz Pereira, C. A., Escolano, T. O., & Pastore, V. O. (2020). AVALIAÇÃO DE APTIDÃO TÉCNICA E SOCIOAMBIENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DE PARQUES SOLARES FOTOVOLTAICOS COM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG. Revista Internacional De Ciências, 10(2), 23–42. https://doi.org/10.12957/ric.2020.46864