Direitos autorais 2020 Thiago Augusto Santos, Giovanni Laranjo Stefani
ISSN: 2316-7041 | Indexada em:
A Revista Internacional de Ciências está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Thiago Augusto Santos
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN
Brasil
Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP) - 2013. Mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2016. Trabalhou na área de termo-hidráulica de reatores nucleares, analisando fenômenos térmicos em combustíveis de UO2 e (U,Th)O2. Participou do projeto de análise do processo de descomissionamento das usinas nucleares brasileiras financiado pela Eletrobras Termonuclear SA (ELETRONUCLEAR) e Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (FUNDEP) - realizado na Universidade Federal do ABC. Atualmente é doutorando do Instituto de pesquisas energéticas e nucleares (IPEN) e trabalha na otimizaçao de parâmetros do reator IEA-R1 utilizando algorítimos de inteligência artificial.
Giovanni Laranjo Stefani
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN
Brasil
O pesquisador possui como linha de atuação o uso de combustíveis nucleares a base de tório em reatores de potência, com o objetivo de minimização de rejeitos, queima de actinídeos e exploração deste recurso como substituto potencial ao urânio. Uma vez que o tório é mais abundante que o urânio na superfície terrestre e o Brasil se apresenta como a maior reserva de tório do mundo segundo dados da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Sendo um fator que vai de encontro a sustentabilidade, que é um assunto de grande interesse em nossa sociedade na atualidade. Uma vez que o tório produz menos transurânicos. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo em 2010, mestrado em Tecnologia Nuclear - Reatores pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares IPEN/USP em 2013, doutorado em Energia na UFABC em 2017 e atualmente possui vinculo de Pós-Doutorado no Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do IPEN. Participou do Projeto da Análise do processo de descomissionamento das usinas nucleares brasileiras financiado pela Eletrobras Termonuclear SA (ELETRONUCLEAR) e Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (FUNDEP) - realizado na Universidade Federal do ABC. Especialista em códigos computacionais para simulação de reatores nucleares (MCNP/SERPENT), engenharia nuclear e programação.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
ISSN: 2316-7041 | Indexada em:
A Revista Internacional de Ciências está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.