CONSTRUÇÃO QUALITATIVA SOBRE O PORTFÓLIO BIBLIOGRÁFICO COM TEMA “RADIAÇÃO TÉRMICA EM ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO”

Autores

  • Géssica Katalyne Bilcati Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa Universidade Federal do Paraná
  • Franciele Bonatto Universidade Federal do Paraná
  • Elaine Cristina Lengowski Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2019.44059

Palavras-chave:

MethodiOrdnatio, Desempenho térmico, Avaliação sistemática

Resumo

A avaliação do desempenho térmico de paredes de uma edificação é de suma importância, uma vez que, as condições de conforto térmico refletem diretamente na qualidade de moradia dos usuários. Deste modo, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma revisão sistemática da literatura para analisar através de indicadores bibliométricos oportunidades de pesquisas no campo de desempenho térmico e, explorar os fatores, técnicas e materiais utilizados e que interferem na avaliação do conforto térmico na construção civil. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a nível internacional, dos últimos 10 anos, utilizando a metodologia MethodiOrdinatio. Com base no estudo dos artigos foi concluído que o estudo de radiação térmica em argamassas de revestimento teve um crescimento significativo no ano de 2017. A radiação térmica geralmente é negligenciada nos cálculos de desempenho térmico, não sendo considerada nas normas de muitos países. O método da câmera de termografia por infravermelho como ferramenta para análise do desempenho térmico, tem sido amplamente utilizado em análises qualitativas em elementos de construção. No entanto, para estudos quantitativos, os ensaios por termografia por infravermelho ainda estão em fase de investigação.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Lengowski, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Paraná (2010). Mestra e doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Realizou doutorado sanduíche por 6 meses, com parceria da University of Waterloo, Canada. Atua como professora dos curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Mato Grosso. Tem experiência na área de recursos florestais e engenharia florestal , com ênfase em tecnologia e utilização de produtos florestais e desenvolvimento de novos materiais. Desenvolve trabalhos sobre aplicação da nanotecnologia no setor de base florestal e aplicação de técnicas não destrutivas para caracterização e predição de propriedades. Atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da madeira, identificação e caracterização anatômica, caracterização físico-química e mecânica de madeira, produção de carvão ativado, materiais compósitos e nanocompósitos, aproveitamento de resíduos florestais, madeira modificada termicamente, colorimetria, técnicas não destrutivas, desenvolvimento de metodologias de modificação e caracterização de celulose e nanocelulose e desenvolvimento de embalagens no setor papeleiro.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Bilcati, G. K., da Costa, M. do R. de M. M., Bonatto, F., & Lengowski, E. C. (2019). CONSTRUÇÃO QUALITATIVA SOBRE O PORTFÓLIO BIBLIOGRÁFICO COM TEMA “RADIAÇÃO TÉRMICA EM ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO”. Revista Internacional De Ciências, 9(3), 74–94. https://doi.org/10.12957/ric.2019.44059