ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAPISTRANO, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Arlindo Pereira Nogueira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2019.44015

Palavras-chave:

etnobotânica, fitoterápicos, educação, Capistrano- CE.

Resumo

Este estudo teve por objetivo realizar um levantamento das plantas medicinais cultivadas numa escola de ensino fundamental no município de Capistrano/CE e comparar as informações obtidas com as já descritas na bibliografia científica específica, visando o uso seguro em sua utilização. Trata-se de uma pesquisa- ação de abordagem mista, realizada através de entrevista semiestruturada com o núcleo gestor da escola envolvendo perguntas sobre identificação das plantas medicinais, partes utilizadas de cada planta para essa finalidade, modo de preparo e suas respectivas utilidades. Os resultados mostraram a Lamiaceae como a família de maior uso, enquanto a folha destacou-se como a parte mais utilizada da planta (85,7%), já a decocção foi apontada em 100% quando se refere ao método de preparo desses fitoterápicos. Constatou-se também, 71,4% de indicações terapêuticas citadas na escola que estão de acordo com as recomendadas pela ANVISA.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Nogueira, A. P. (2019). ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAPISTRANO, CEARÁ, BRASIL. Revista Internacional De Ciências, 9(3), 63–73. https://doi.org/10.12957/ric.2019.44015