AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO COEFICIENTE DE DESOXIGENAÇÃO (K1) TEÓRICO E EXPERIMENTAL NO MODELO DE AUTODEPURAÇÃO EM UM CORPO HÍDRICO RECEPTOR DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA LÁCTEA

Autores

  • Duwylho Moraes Guedes Universidade Federal de Goiás
  • Francisco Javier Cuba Teran Universidade Federal de Goiás
  • Priscila Gracielle dos Santos Aguiar Guedes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2019.42731

Palavras-chave:

coeficiente de desoxigenação, DBO, Streeter-Phelps, autodepuração, corpo receptor

Resumo

As limitações de estudos mais aprofundados e específicos acerca dos efluentes industriais levam cada vez mais os profissionais a utilizarem de parâmetros que destoam da realidade, pelo fato de adotarem coeficientes tabelados que nem sempre refletem a real característica de tais efluentes. O presente trabalho teve por objetivo principal determinar o coeficiente de desoxigenação (K1) no corpo receptor que recebe efluentes de uma indústria láctea situada no interior de Goiás. Também foi realizado o estudo de autodepuração utilizando o método de Streeter-Phelps, onde foi possível analisar as diferenças entre o coeficiente teórico e experimental. O Coeficiente de desoxigenação teórico foi adotado pela literatura de Von Sperling para esgoto tratado secundário, variando entre 0,12 d-1 (mínimo), 0,18 d-1 (médio) e 0,24 d-1 (máximo), sendo que esses valores foram corrigidos em função da temperatura do efluente resultando em K126°C = 0,16 d-1, 0,24 d-1 e 0,32 d-1, respectivamente. Já o coeficiente experimental foi determinado pelo Método de Thomas. O resultado encontrado do coeficiente K1 corrigido em função da temperatura resultou em K126°C = 0,46 d-1. Com o estudo de modelagem da autodepuração, foi possível verificar que o efluente industrial teve maior impacto no corpo receptor, o K126°Cexperimental apresentou valores menores de concentração crítica de oxigênio dissolvido e consequentemente após a zona de decomposição ativa houve uma gradual melhora na recuperação do oxigênio dissolvido utilizando o K126°C experimental, isso levou a recuperação das características iniciais da zona de águas limpas em uma distância menor em comparação com os K126°C teóricos.

Biografia do Autor

Duwylho Moraes Guedes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (2016). Possui Especialização em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente cursa Especialização em Gestão e Qualidade Ambiental na Universidade Federal de Goiás. Atua nas áreas de planejamento e desenvolvimento de projetos hidráulicos do Saneamento Básico e Sistemas de Limpeza Urbana.

Francisco Javier Cuba Teran, Universidade Federal de Goiás

Engenheiro Civil revalidado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em monitoramento e controle da poluição hídrica e atmosférica.

Priscila Gracielle dos Santos Aguiar Guedes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdades Objetivo (2014). Possui Especialização em Sistemas de Esgotamento Sanitário pelo IPOG (2016). Possui Especialização em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atua nas áreas de planejamento e desenvolvimento de projetos hidráulicos do Saneamento Básico.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Guedes, D. M., Cuba Teran, F. J., & dos Santos Aguiar Guedes, P. G. (2019). AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO COEFICIENTE DE DESOXIGENAÇÃO (K1) TEÓRICO E EXPERIMENTAL NO MODELO DE AUTODEPURAÇÃO EM UM CORPO HÍDRICO RECEPTOR DE EFLUENTES DE INDÚSTRIA LÁCTEA. Revista Internacional De Ciências, 9(3), 32–46. https://doi.org/10.12957/ric.2019.42731