EFEITO DA QUALIDADE DE LUZ NO DESENVOLVIMENTO DA MORINGA SOB TELADOS DE DIFERENTES CORES

Autores

  • Andreza Ferreira da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte
  • Kalline Silveira Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte
  • Henrique Maia de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte
  • Keline Sousa Albuquerque Uchoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2019.39244

Palavras-chave:

fisiologia, fotomorfogênese, moringa oleifera

Resumo

A moringa originária da Ásia é conhecida por suas utilidades, sendo uma planta de crescimento rápido e alta adaptabilidade a diversos climas. O trabalho objetivou-se em avaliar o desenvolvimento da moringa, sob uso de telados de diferentes cores.  O experimento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia (IFCE), em Limoeiro do Norte-CE. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, constituído por cinco tratamentos com oito repetições, (TI-Telado cinza, TII-telado vermelho, TIII-telado verde, TIV-telado preto, TV-sem telado). Foi avaliado o IVE (índice de velocidade de emergência), altura (m), diâmetro do caule (cm), massa seca (%), açucares solúveis totais (%) e Proteína Bruta (%). No IVE, massa seca da parte radicular e proteína bruta, não houve diferença estatística significativa entre os tratamentos. Na altura das plantas, os tratamentos com telados obtiveram as melhores medias ficando acima dos valores obtidos pela testemunha, exceto na terceira avaliação que o TIII se sobressaiu dos outros tratamentos. No diâmetro do caule, o TV obteve resultado diferente dos demais tratamentos, apresentando valores inferiores. Na massa seca da parte aérea, o tratamento TV obteve o melhor resultado com 18,09%. Na concentração de açúcares soluveis totais, o tratamento TV apresentou o valor maior com uma média de 19,3%. Os telados promoveram apenas o alongamento celular, porém não ocorreu a incorporação de matéria seca.

Biografia do Autor

Andreza Ferreira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte

Graduanda no curso Bacharelado em Agronomia

Kalline Silveira Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte

Graduanda no curso Bacharelado em Agronomia

Henrique Maia de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte

Granduando no curso de Bacharelado em Agronomia

Keline Sousa Albuquerque Uchoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Limoeiro do Norte

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras. Pós-doutorado em Biotecnologia de Sementes Florestais pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiencia na área de Fitotecnia com ênfase em Olericultura e Tecnologia de Sementes.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Ferreira da Costa, A., Silveira Carneiro, K., Maia de Andrade, H., & Sousa Albuquerque Uchoa, K. (2019). EFEITO DA QUALIDADE DE LUZ NO DESENVOLVIMENTO DA MORINGA SOB TELADOS DE DIFERENTES CORES. Revista Internacional De Ciências, 9(2), 103–114. https://doi.org/10.12957/ric.2019.39244