LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) E COMPOSTAGEM ORGÂNICA EM CULTIVO DE MUDAS NATIVAS: ESTUDO NA REGIÃO DOS LAGOS RJ - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2019.39002

Palavras-chave:

sustentabilidade, adubo orgânico, biossólido.

Resumo

O lodo proveniente do tratamento de esgotos é um problema ambiental decorrente de um crescente aumento do volume resultante do tratamento. A disposição do resíduo na agricultura é permitida, graças aos efeitos positivos demonstrados nas pesquisas, em conjunto com procedimentos dispostos pelo Poder Público para seu gerenciamento. Foram destacadas na revisão bibliométrica, os pontos principais para o emprego do lodo, limitações, benefícios, sua importância como ferramenta de auxílio na recuperação de áreas degradadas e substrato florestal, além das experiências bem sucedidas em diferentes formas de aproveitamento. Após apurar os indicativos positivos, podemos promover o emprego do biossólido na Região dos Lagos de forma sustentável em atividades autorizadas, permitindo a viabilidade socioambiental do composto.

Biografia do Autor

Thamylla Rodrigues Coelho, Instituto Federal Fluminense

Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, ano 2013. Mestranda de Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense.

José Augusto Ferreira da Silva, Instituto Federal Fluminense

Graduação (1998), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (unesp) de Presidente Prudente (SP). Desenvolve pesquisas nas áreas de: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS A AVALIAÇÃO, GESTÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL; GESTÃO E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS; GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E TECNOLOGIAS ASSOCIADAS; PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ENSINO DE GEOTECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM E RECURSOS DIDÁTICOS EDUCATIVOS.

Marcelo Vizeu Dias, Instituto Federal Fluminense

Graduação em Licenciaura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Mestrado em Engenharia Ambiental pelo IFF (2011). Doutorando em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (2013). Atua principalmente no seguinte tema: ensino de química, residuos sólidos urbanos e resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Coelho, T. R., da Silva, J. A. F., & Dias, M. V. (2019). LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) E COMPOSTAGEM ORGÂNICA EM CULTIVO DE MUDAS NATIVAS: ESTUDO NA REGIÃO DOS LAGOS RJ - BRASIL. Revista Internacional De Ciências, 9(2), 84–102. https://doi.org/10.12957/ric.2019.39002