AVALIAÇÃO DE IMPACTOS E DANOS AMBIENTAIS EM ZONAS COSTEIRAS DO BRASIL - ANGRA DOS REIS E PARATY

Autores

  • Bianca Alves Lima Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nicole Martins Wolff Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elenice Rachid da Silva Doutoranda em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Josimar Ribeiro de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2019.36712

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Preservação ambiental, Modelo Pressão-Estado-Impacto-Resposta

Resumo

Os ambientes costeiros do estado do Rio de Janeiro sofrem um contínuo processo de degradação, associado a diversas atividades que promovem alterações significativas na estrutura de seus ecossistemas (INEA, 2014). Por isso, o objetivo deste estudo consiste em identificar os impactos e danos ambientais e as ações desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida e preservação da biodiversidade das zonas costeiras dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, de acordo com a metodologia do modelo Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR). As informações sobre o estado do ambiente têm grande importância prática e teórica, visto que a partir delas é possível elaborar um planejamento para minimizar as pressões e impactos sobre o meio ambiente e potencializar as respostas em favor da preservação da biodiversidade e promoção da melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população. Na primeira etapa, os dados foram coletados através de pesquisa bibliográfica e organizados em infográficos e tabelas. Na segunda etapa, os resultados foram analisados e discutidos sob a perspectiva do modelo PEIR. Foi observado que os municípios em estudo necessitam de melhorias na infraestrutura urbana básica, o que influencia diretamente na qualidade de vida e saúde da população. Em contrapartida, há iniciativas para a conservação da biodiversidade, como a manutenção de Unidades de Conservação e adesão do município de Paraty ao Passaporte Verde.

Biografia do Autor

Bianca Alves Lima Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalha na  linha de pesquisa: Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão Ambiental. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ênfase em Meio Ambiente. Certificada em Perícia Ambiental Judicial (CETEC Ambiental). Possui Curso de Aperfeiçoamento em Perícia, Gestão e Auditoria Ambiental (UERJ).

Nicole Martins Wolff, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Ciências Biológicas

Elenice Rachid da Silva, Doutoranda em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Economista e doutoranda em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente no Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Ribeiro, B. A. L., Wolff, N. M., da Silva, E. R., & de Almeida, J. R. (2019). AVALIAÇÃO DE IMPACTOS E DANOS AMBIENTAIS EM ZONAS COSTEIRAS DO BRASIL - ANGRA DOS REIS E PARATY. Revista Internacional De Ciências, 9(1), 53–71. https://doi.org/10.12957/ric.2019.36712