CONTRIBUIÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO REGULAMENTO MERCOSUL SOBRE ETIQUETAGEM DE PRODUTOS TÊXTEIS QUANTO AO LOCAL DE AFIXAÇÃO DA ETIQUETA DE CUIDADOS E CONSERVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2019.36208

Palavras-chave:

Etiquetagem Têxtil, Posicionamento da Etiqueta Têxtil, Regulamentação.

Resumo

Este trabalho visa propor sugestões de posicionamento da afixação da etiqueta têxtil em produtos têxteis verificando as boas práticas realizadas no mundo como parâmetro de indicação para a sugestão de inclusão futura no Regulamento Têxtil no Brasil.  Neste artigo verificou-se que o Brasil é um dos maiores fabricantes têxteis no mundo e produz um grande volume de materiais têxteis confeccionados nos quais possuem etiquetas de cuidado afixadas por força de legislação específica, sendo observado que o regulamento têxtil vigente carece de indicações a respeito do local da afixação da etiqueta têxtil nos produtos. Então, sem regulamentação especifica de posicionamento para afixação da etiqueta têxtil, o consumidor fica sem acesso as informações necessárias para a boa conservação e cuidado que pode induzir ao dano da peça, trazendo ao mesmo um prejuízo financeiro. E na área técnica, observam-se dúvidas por exemplo, relação à fixação da etiqueta em produtos confeccionados, dentre outros. Há, via de regra, a necessidade de “retrabalho” pelos setores de qualidade das empresas, onde as análises técnicas de troca por defeito dão-se por meio de um relacionamento conturbado com o consumidor, gerando a insatisfação do cliente. Desta forma, o desenvolvimento do trabalho foi baseado em pesquisas de regulamentos e normas das melhores ações dos maiores países exportadores mundiais de têxteis. Foram realizadas pesquisas com o consumidor e os profissionais da área têxtil, para verificar problemas causados pela falta de regulação deste tema. Os resultados obtidos norteiam indicação de boas práticas a ser utilizada pelo Brasil a fim de minimizar a falta de um guia oficial a respeito do tema.

Biografia do Autor

Anderson Santos de Brito, INMETRO

É mestre em Metrologia e Qualidade pelo INMETRO (2018), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016) e possui graduação em Engenharia Industrial Têxtil pela FACULDADE SENAI-CETIQT (2009). Tem experiência na área de Qualidade de produto e processos em industria e comércio, inclusive na área têxtil.

Ruth Epsztejn, INMETRO

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Especialista Sênior da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, professor aposentado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, foi responsável técnica das redes temáticas de Propriedade Intelectual e Metrologia da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro . Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: metrologia, propriedade intelectual, engenharia de produção, tecnologia industrial básica e propriedade industrial.

Ricardo Kropf Santos Fermam, INMETRO

Possui graduação em Engenharia Química, mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia-Inmetro/RJ desde 2002 e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade do Inmetro, lecionando várias disciplinas como Estatística, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Estratégias Competitivas, etc. Responsável pelo desenvolvimento e implantação do Programa de Acreditação de Organismos de Verificação de Inventários de GEE no Brasil e do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Saúde (RN ANS 277/2011). Tem experiência na área de Economia Industrial, com ênfase em Tecnologia Industrial Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Acreditação, Avaliação da Conformidade, Barreiras Técnicas e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Brito, A. S. de, Epsztejn, R., & Fermam, R. K. S. (2019). CONTRIBUIÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO REGULAMENTO MERCOSUL SOBRE ETIQUETAGEM DE PRODUTOS TÊXTEIS QUANTO AO LOCAL DE AFIXAÇÃO DA ETIQUETA DE CUIDADOS E CONSERVAÇÃO. Revista Internacional De Ciências, 9(2), 3–19. https://doi.org/10.12957/ric.2019.36208