Avaliação físico-química e quantificação de metais potencialmente tóxicos em águas superficiais do rio Jauru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2018.34864

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica, Espécies Metálicas, Qualidade Ambiental.

Resumo

O Rio Jauru compõe a bacia do Alto Taquari que junto com a bacia do Baixo Taquari representam um dos principais afluentes do Rio Paraguai, responsável pelo ciclo das águas no bioma do pantanal. Ao longo do Rio Jauru existem jazidas de minerais e pequenos garimpos, além disso na região, localizam-se grandes lavouras de soja e milho que empregam agrotóxicos, podendo ocasionar contaminações ambientais. Diante disso é importante o emprego de legislações para reger os parâmetros de qualidade das águas, visto que o Rio Jauru abastece o vilarejo a sua margem. Com isso, verificou-se os seguintes parâmetros físico-químicos (pH, alcalinidade, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, turbidez, sólido totais dissolvidos, cor verdadeira e dureza total) e quantificação dos metais (Ni, Cd, Cu, Mn e Pb) nas águas superficiais do Rio Jauru.  As amostras foram obtidas em três pontos de coleta no decorrer de três meses consecutivos. As determinações físico-químicas foram realizadas a partir de adaptação de métodos disponíveis na literatura e a avaliação de metais ocorreu pela técnica da Espectrometria de Absorção Atômica em Chama. Apenas a cor verdadeira apresentou concentrações acima do permitido pela legislação enquanto o cobre foi o único metal que apresentou concentração acima do permitido. Os resultados expostos no presente estudo, não apontaram para uma contaminação ambiental nos pontos e nos meses de análise.

Biografia do Autor

Geilson Rodrigues Da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, foi aluno de iniciação científica PIBIC-CNPq, por quatro anos. Participou do grupo de pesquisa TAQUARI: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, por dois anos. Atualmente é Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências- Instituto de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou na coorientação de projetos de pesquisa para as seguintes Feiras Científicas: Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (FECITECX-IFMS), Feira de Ciências e Inovação da região Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE- E.E. Viriato Bandeira), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS-UFMS), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE-USP). Atua nos seguintes Temas: Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Iniciação Científica, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências na Educação Profissional e Química Ambiental.

Hygor Rodrigues De Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008) e Mestrado em Química Analítica pela mesma instituição (2011) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Coxim. Desenvolve Pesquisas nas área de Química Analítica e Ensino de Química. Em Química Analítica desenvolve pesquisas com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação de metais em águas, sedimentos e alimentos. Na área de ensino atua como coordenador de área do PIBID e trabalha no desenvolvimento de jogos educacionais para o ensino de química.

Taniel Ferreira da Cruz, E.E. Leontino Alves de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (2016) câmpus Coxim, foi bolsista PIBID Capes por 2 anos. Atua principalmente nos seguintes temas: Química dos Compostos de Coordenação e Atividade Biológica de Complexos. Atualmente é professor da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira.

Lucas Pereira Gandra, Fundação Educacional de Coxim. E.E. Viriato Bandeira

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi aluno de Iniciação Científica PIBIC-CNPq por 3 anos e aluno de Iniciação à Docência PIBID-CAPES. Licenciado em Matemática pelo Claretiano. Licenciando em Física pela UNIMES. Especialista em Educação à Distância pela UNOPAR. Mestrando em Ensino de Ciências - PPEC - INFI - UFMS. É professor de Física, Química e Biologia da Fundação Educacional de Coxim (FEC). Professor de Física e Iniciação Científica da Escola Estadual Viriato Bandeira (E.E.V.B). Professor de Química, Física e Matemática da Escola Santa Teresa. É Responsável Técnico e Tutor das Aulas Práticas dos Laboratórios da UNOPAR Santa Teresa de Coxim e Anhanguera Santa Teresa de São Gabriel do Oeste. Orientou mais de 80 projetos de iniciação científica de estudantes do Ensino Fundamental e Médio em Feiras Pré Universitárias como FECINORTE-E.E Viriato Bandeira, FECITECX-IFMS, FETEC-UFMS e FEBRACE-USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Modelagem para o Ensino de Química, Ensino de Química na Educação Profissional e Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Da Silva, G. R., De Oliveira, H. R., da Cruz, T. F., & Gandra, L. P. (2019). Avaliação físico-química e quantificação de metais potencialmente tóxicos em águas superficiais do rio Jauru. Revista Internacional De Ciências, 8(2), 268–280. https://doi.org/10.12957/ric.2018.34864