Resíduos da construção civil: cenário atual, planejamento e propostas para o município de Macaé, RJ - Brasil

Autores

  • Caroline Ramos Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
  • José Augusto Ferreira da Silva Instituto Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-1719-4740
  • Marcos Antônio Cruz Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)
  • Frank Pavan Souza Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2018.33601

Resumo

A construção civil representa um setor crucial para desenvolvimento da infraestrutura urbana, por isso tornam-se imprescindíveis alternativas sustentáveis visando preservar os recursos naturais e impulsionar a reciclagem de resíduos. Buscou-se nesta pesquisa um reconhecimento do cenário atual do município de Macaé-Brasil à respeito da gestão pública dos resíduos de construção civil (RCC). Apesar de haver beneficiamento desses resíduos no município, ainda observou-se o descarte inadequado em 311 pontos na área urbana. O quantitativo dos RCCs destinados aos aterros de inertes foi aproximadamente 50% menor do que o previsto nas estimativas de resíduos gerados pelas obras regularizadas nos anos analisados.

Biografia do Autor

Caroline Ramos Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)

Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Analista Ambiental/Bióloga na Prefeitura Municipal de Macaé, Macaé/RJ – Brasil.

José Augusto Ferreira da Silva, Instituto Federal Fluminense

Atua como professor nos cursos de Mestrado em Engenharia Ambiental (foi coordenador entre 2010 e 2013), Engenharia de Controle e Automação, Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense - IFFluminense (http://portal1.iff.edu.br). Atua como professor e coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - IFFluminense, Atuou no IFFluminense como Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação (2012-2016), Reitor Substituto (2015-2016), Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (2013-2016). Participou da Tec Campos (Incubadora de Empresas) como membro do Conselho Diretor (Diretor Financeiro), http://www.teccampos.com.br/, (2013-2016). Desenvolve pesquisas nas áreas de: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS A AVALIAÇÃO, GESTÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL; GESTÃO E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS; GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E TECNOLOGIAS ASSOCIADAS.

Marcos Antônio Cruz Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé, Macaé – RJ, Brasil.

Frank Pavan Souza, Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA. Campos dos Goytacazes – RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Medeiros, C. R., Ferreira da Silva, J. A., Moreira, M. A. C., & Souza, F. P. (2019). Resíduos da construção civil: cenário atual, planejamento e propostas para o município de Macaé, RJ - Brasil. Revista Internacional De Ciências, 8(2), 184–202. https://doi.org/10.12957/ric.2018.33601