Avaliação da sustentabilidade ambiental da sede administrativa de uma instituição federal - Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Igor Laguna Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elmo Rodrigues Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2018.33255

Resumo

Considerando a importância do setor governamental em relação a questões ambientais, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo qualitativo sobre avaliação da sustentabilidade ambiental em uma autarquia federal localizada no município do Rio de Janeiro, tendo como modelo o Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA) - Geração 2. Esse sistema contém questões distribuídas em quatro áreas de gestão, a saber: produção; recursos humanos; marketing e finanças. A metodologia pode ser classificada como: descritiva quanto aos objetivos; pesquisa de campo quanto às fontes de dados; e estudo de caso quanto ao procedimento de coletas de dados. Para avaliar a sustentabilidade na autarquia estudada foi utilizada uma lista de verificação contendo 124 questões estruturadas dirigidas aos gestores da autarquia.  Esse levantamento de dados foi complementado com trabalho de campo, por meio de observações in loco. Como resultado, constatou-se um índice geral de sustentabilidade ambiental de 43,19%, sendo atribuído um conceito “regular” pelo método utilizado. Conclui-se que há deficiências na gestão ambiental da organização, especialmente na área de “Produção”, que deve incentivar práticas mais sustentáveis a fim de minimizar os possíveis impactos negativos que estão sendo causados pelas suas atividades.

Biografia do Autor

Igor Laguna Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Mestre e doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Analista em Ciência e Tecnologia na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Elmo Rodrigues Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (FCCASR). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Vieira, I. L., Silva, E. R., & Pfitscher, E. D. (2019). Avaliação da sustentabilidade ambiental da sede administrativa de uma instituição federal - Rio de Janeiro, Brasil. Revista Internacional De Ciências, 8(2), 168–183. https://doi.org/10.12957/ric.2018.33255