Mapeamento do processo produtivo de erva-mate

Autores

  • Eraldo Antonio Bonfatti Júnior Universidade Federal do Paraná
  • Elaine Cristina Lengowski Universidade do Contestado
  • Aderbal Ludka Júnior Universidade do Conestado

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2018.32500

Resumo

A erva-mate é uma espécie florestal característica da região sul do Brasil que proporciona renda aos produtores rurais, sendo o principal produto florestal não madeireiro daquela região. Com a competitividade do mercado o mapeamento de processo produtivo surge como uma estratégia avançada para que as empresas possam enxergar as suas falhas a fim de encontrar as soluções na busca por melhor produtividade e maior rentabilidade financeira.  Diante disso, esse trabalho propõe avaliar o processo produtivo de uma ervateria de pequeno porte localizada na Região do Contestado, norte do estado de Santa Catarina. Para isso o levantamento de dados contou com observação, visitas à industria e consulta aos responsáveis técnicos pela produção. Dentre as técnicas disponíveis para o mapeamento foram utilizados a análise SIPOC, o mapa de processo e o posicionamento dos processos na planta da indústria. A análise SIPOC e o mapeamento de processos como ferramentas gerenciais possibilitaram a visualização dos processos em diferentes escalas, mostrando a complexidade do processo produtivo de erva-mate padrão uruguaio em relação à erva-mate destinada para o mercado interno, o relacionamento entre as atividades e as dimensões e cruzamentos de fluxo dentro da indústria, sendo esse o principal gargalo na produção da erva-mate padrão uruguaio.

Biografia do Autor

Eraldo Antonio Bonfatti Júnior, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (2010) e Mestrado em Recursos Florestais na Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2014), atualmente é discente de doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Atua como professor na Universidade do Contestado. Trabalha e tem experiência internacional na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, com ênfase em Tecnologia de Celulose e Papel, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da madeira, processos produtivos de indústria à base de madeira, novas matérias-primas para indústria de celulose, processos kraft de polpação, estágios de branqueamento de polpa celulósica e biorrefinarias. Tangencialmente desenvolve projetos na área de Inventário Florestal, Sistemas de Informações Geográficas, Topografia, Cartografia e Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Bonfatti Júnior, E. A., Lengowski, E. C., & Ludka Júnior, A. (2018). Mapeamento do processo produtivo de erva-mate. Revista Internacional De Ciências, 8(1), 82–98. https://doi.org/10.12957/ric.2018.32500