Identificação de tendências protecionistas para o setor têxtil, por meio da análise das notificações ao acordo BTC/OMC

Autores

  • Dr. Ricardo Kropf Santos Fermam INMETRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2018.31096

Resumo

Com a liberalização do comércio internacional de produtos têxteis, em 2005, o setor se vê num cenário onde se faz necessário conhecer as tendências regulatórias dos países, em termos de exigências técnicas, a fim de poder ter acesso aos mercados importadores desses produtos. Assim, este artigo tem como objetivo identificar tendências de conteúdo de futuras exigências técnicas para o setor, com base nas notificações das medidas propostas por todos os países membros da OMC, desde 2005 até 2017, no âmbito do Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC.

Biografia do Autor

Dr. Ricardo Kropf Santos Fermam, INMETRO

Possui graduação em Engenharia Química, mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia-Inmetro/RJ desde 2002 e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade do Inmetro, lecionando várias disciplinas como Estatística, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Estratégias Competitivas, etc. Responsável pelo desenvolvimento e implantação do Programa de Acreditação de Organismos de Verificação de Inventários de GEE no Brasil. Tem experiência na área de Economia Industrial, com ênfase em Tecnologia Industrial Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Acreditação, Avaliação da Conformidade, Barreiras Técnicas e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Fermam, D. R. K. S. (2018). Identificação de tendências protecionistas para o setor têxtil, por meio da análise das notificações ao acordo BTC/OMC. Revista Internacional De Ciências, 8(1), 47–61. https://doi.org/10.12957/ric.2018.31096