Análise da contribuição das certificações ambientais aos desafios da Agenda 2030

Autores

  • Monica Fischer Nunes Kita INBEC - Instituto Brasileiro de Educação Continuada

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2018.30754

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Construções Sustentáveis. Certificações Ambientais.

Resumo

O conceito de Desenvolvimento Sustentável vem evoluindo nos debates e conferências da ONU desde a década de 70. Em 2015, o Fórum Político de Alto Nível da organização elaborou a Agenda 2030, um plano de ação com objetivos e metas de sustentabilidade a serem cumpridos pelos países-membros. O setor da Construção Civil, um dos mais importantes da economia do país por sua participação na geração de emprego e no PIB, gera grande impacto ambiental através da extensa extração de recursos naturais e da poluição produzida por suas atividades. Por esses motivos, tem um papel importante no cumprimento dessas metas. Este artigo analisa como as certificações ambientais mais conhecidas no mercado podem contribuir com as metas da Agenda através de suas estratégias de projeto, construção e operação de edificações que ajudam a mitigar os impactos ambientais e a promover o desenvolvimento econômico e social proposto. A partir de revisão da literatura existente, o artigo analisa os desafios da Agenda e os compara às estratégias propostas pelas certificações, concluindo que 16 das 169 metas do documento são influenciados positivamente por elas. E, finalmente, considera que a inclusão do ensino de estratégias de projeto e construções sustentáveis nos cursos técnicos e graduações e a intensificação da legislação podem não só contribuir com as metas existentes, mas também com os desafios que ainda virão. 

 

Biografia do Autor

Monica Fischer Nunes Kita, INBEC - Instituto Brasileiro de Educação Continuada

Arquiteta, urbanista, paisagista e técnica em edificações com mais de 20 anos de experiência em projetos, coordenação de projetos de arquitetura e obras de fino acabamento. Pós graduação em Construções Sustentáveis com ênfase em certificação LEED e extensão em Gestão Empresarial de Escritórios de Arquitetura. Certificação profissional Selo Consultor GBC Brasil Casa do Green Building Council Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Fischer Nunes Kita, M. (2018). Análise da contribuição das certificações ambientais aos desafios da Agenda 2030. Revista Internacional De Ciências, 8(1), 27–46. https://doi.org/10.12957/ric.2018.30754