Fitotoxicidade de efluente da indústria cervejeira em sementes de Lactuca sativa L.

Autores

  • Lucas Oliveira Viana UNICENTRO
  • Kelly Geronazzo Martins UNICENTRO
  • Kely Viviane de Souza UNICENTRO
  • Erivelton Cesar Stroparo UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2017.30072

Resumo

Os efluentes gerados na indústria cervejeira apresentam elevada carga orgânica, fazendo-se necessário um alto grau de tratamento da água no processo, antes de retorná-la à natureza. O adequado tratamento evita ou reduz danos ao ambiente e consequentemente ao homem. Nesse contexto o objetivo do presente estudo foi avaliar a fitotoxicidade do efluente oriundo da indústria cervejeira mediante avaliação do desenvolvimento da radícula, da porcentagem de germinação e do índice de germinação de sementes de Lactuca sativa L. (alface) bem como a correlação dessas variáveis com a Cor e a DQO do efluente bruto e tratado. Para tanto foram avaliadas 540 sementes de alface divididas em 4 concentrações, um controle positivo e outro negativo, cada uma das quais representadas por 3 placas de Petri (repetições) com 15 sementes cada. As sementes foram incubadas em estufa DBO na ausência de luz, a temperatura constante de 22°C ± 2°C, por 120 horas. Ao final do período de exposição os resultados demostraram que não há diferença estatística entre a CE50, o crescimento da radícula e o índice de germinação do efluente bruto e tratado, sendo que o índice de alongamento da raiz demostrou inibição significativa segundo o método tanto para o efluente tratado como para o bruto. Uma vez que a porcentagem de germinação e o crescimento da radícula apontaram correlação significativa com a cor e a DQO, é possível concluir a ineficiência do tratamento por processo oxidativo avançado no efluente estudado.

 

Biografia do Autor

Lucas Oliveira Viana, UNICENTRO

Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Centro Oeste, atua na área de saneamento com ênfase em toxicologia Ambiental. Atualmente participa do Programa de Educação tutorial dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal da UNICENTRO (PET-ENGENHARIAS)

Kelly Geronazzo Martins, UNICENTRO

Professora colaboradora do Departamento de Engenharia Ambiental da UNICENTRO, formada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com mestrado em ciências do Solo (UFPR) e doutorado em Engenharia Florestal (UFPR) com período na Universidade de Aachen na Alemanha (RWTH). Atua na área de Ecologia aplicada, especialmente recuperação e funcionamento de ecossistemas.

Kely Viviane de Souza, UNICENTRO

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Química Analítica e Doutorado em Química Orgânica pela mesma instituição. Atualmente é professora é professora Adjunto B e vice chefe do Departamento de Engenharia Ambiental da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná). Atua na área de saneamento ambiental e qualidade da água.

Erivelton Cesar Stroparo, UNICENTRO

Possui graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro Oeste, mestre em bioenergia pela mesma universidade. Professor colaborados no curso de Engenharia Ambiental da UNICENTRO. Atuando principalmente nos temas de Biocombustíveis, tratamento de efluentes com ênfase em tratamentos avançados. Doutorando em Química pela UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Viana, L. O., Martins, K. G., Souza, K. V. de, & Stroparo, E. C. (2018). Fitotoxicidade de efluente da indústria cervejeira em sementes de Lactuca sativa L. Revista Internacional De Ciências, 7(2), 265–275. https://doi.org/10.12957/ric.2017.30072